MIDIA GOSPEL

Sex06272025

Last update12:01:01

Pomba Branca que pousou no caixão de Dom Eugenio foi criada em cativeiro

Gostou? Comente este artigo no fim da página

Notícias Gospel Pomba que pousou no caixão de Dom Eugenio foi criada em cativeiro | Noticia Evangélica Gospel

Uma presença inusitada chamou atenção durante o velório esta semana do arcebispo emérito do Rio, Dom Eugenio de Araújo Sales, um homem que lutou a vida inteira pela fé e pelos direitos humanos.

Foi uma pomba branca, que para os cristãos representa o Espírito Santo. Uma pomba branca surge do meio dos fiéis e do cerimonial. Pousa no caixão e fica. Durante todo o trajeto até o altar. O tampo do vidro é retirado. A pomba não se assusta. Logo depois ela está de volta. E vela o corpo de Dom Eugenio Sales, das 11 da manhã às 6 da tarde da terça-feira (10), na Catedral Metropolitana do Rio.

Dom Eugenio dedicou 69 dos seus 91 anos de vida à Igreja. Participou da fundação da campanha da fraternidade e criou pastorais e ajudou perseguidos pelas ditaduras no Brasil e em outros países da América do Sul.

Gente de toda a sociedade se despediu do arcebispo. Inclusive Gilberto. Ele é voluntário da Cruz Vermelha e soube da notícia na manhã de terça e foi representar a organização nas últimas homenagens. Mas no meio do caminho ele fez uma parada.

“Passei por uma loja, um aviário, e vi a pomba branca. Uma pomba significa a paz. Então vamos fazer o seguinte: eu vou comprar a pomba. E eu levei pra lá. Quando eu cheguei falei com o diácono e prontamente achou relevante a ideia, e combinou o seguinte: depois que tocar o hino nacional, eu te dou o sinal e você solta a pomba”, lembra Gilberto de Almeida, voluntário da Cruz Vermelha.

Ele soltou. E ela pousou no ombro do bombeiro. Então Gilberto pegou de volta e soltou mais uma vez.

“Fiquei apavorado, porque ela era pra voar lá fora. E ela foi e ficou”, diz Gilberto.

A pomba ficou no tampo e depois foi recolocada sobre o vidro. E passou a maior parte da terça pertinho do caixão. Essa não é uma pomba como as outras, de rua. Foi criada em cativeiro, existem muitas no Brasil, já que é comum soltar pombos em cerimônias.

“Vai inaugurar alguma uma loja, um batizado na igreja”, explica o aviário Alexandre Pimentel. Levamos um pombo parecido, do mesmo aviário, para um ornitólogo, que é como se chama o especialista em aves.

“Essa aqui é uma variação albina, um animal totalmente sem pigmentação. Ele não é criado para alçar voos longos. Esse animal que ficou em cima do caixão é um bicho que já está acostumado com presença humana então não vai se assustar fácil” diz Guilherme Brito, ornitólogo do museu Nacional.

Para os cristãos, a pomba branca é o símbolo do Espírito Santo e da esperança. Como na história da arca de Noé. A Bíblia conta que, depois do dilúvio, Deus pediu a ele que soltasse uma pomba branca. Ela trouxe um ramo de oliveira, que significa o recomeço dos tempos. A terra firme estava próxima.

A pomba branca também é o símbolo da paz, muito usado nas grandes cerimônias esportivas, como a Copa do Mundo de 1982. No final do primeiro dia do velório de Dom Eugenio Sales, a pomba da Catedral acabou voando para o teto da igreja. E não foi vista desde então. Mas ficou como símbolo de paz e fé.

Pomba branca pousa no caixão de Dom Eugenio Salles

A pomba branca e Dom Eugênio Salles Cardeal

Pomba branca pousa no caixão de Dom Eugenio Salles durante velório e comove os fiéis

Fonte: Globo.com | Divulgação: Midia Gospel