MIDIA GOSPEL

Ter03192024

Last update12:01:01

Jovens matam vários muçulmanos durante orações na Nigéria

Gostou? Comente este artigo no fim da página
Gospel o melhor da WEB Jovens matam vários muçulmanos durante orações na Nigéria Noticia Religião

Gangues de jovens armados na volátil cidade nigeriana de Jos atacaram muçulmanos que celebravam o último dia do mês sagrado do Ramadã nesta terça-feira, matando um número não confirmado de religiosos islâmicos e queimando seus carros, disseram testemunhas e o Exército.

A cidade, que está entre o norte, de maioria muçulmana, e o sul, predominantemente cristão, tem sido um ponto de tensão étnica e sectária entre as duas fés.

Se a violência piorar ou provocar represálias, pode dar outra dor de cabeça ao presidente Goodluck Jonathan, cujas forças de segurança já estão lidando com ataques diários de uma seita islâmica no nordeste do país, que assumiu a responsabilidade por um ataque mortal a bomba contra o escritório da ONU, na sexta-feira, e deixou 23 mortos em Abuja.

“Os fiéis muçulmanos estavam participando das orações do Eid e no fim das orações eles foram cercados pelos jovens naquela área”, afirmou o general-brigadeiro Hassan Umaru, comandante da Força Tarefa Especial responsável pela segurança em Jos.

“Eles queimaram alguns carros, um bom número de carros. Ainda não posso dar o número de pessoas queimadas. Ainda estamos checando com as fontes do hospital local”, disse, afirmando que havia vários mortos.

Uma testemunha viu vários corpos, e pelo menos um estava carbonizado.

Mais de 200 grupos étnicos vivem lado a lado no país africano. Embora geralmente pacífica, a Nigéria tem visto casos periódicos de violência religiosa. Jos, em especial, tem concentrado os confrontos.

Ao menos 80 pessoas foram mortas nesta cidade em 24 de dezembro em ataques a bomba e confrontos entre jovens muçulmanos e cristãos.

Fonte: Folha