O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, apelou aos candidatos à prefeitura de São Paulo para que não usem as igrejas como “currais eleitorais”. “Não aprovamos que nossas igrejas sejam transformadas em currais eleitorais, ou que também nossas comunidades religiosas imponham os votos aos católicos”, afirmou. O colóquio foi realizado na Arquidiocese de São Paulo e contou com a presença de Gabriel Chalita (PMDB), Jose Serra (PSDB), Soninha Francine (PPS) e Fernando Haddad (PT). O candidato Celso Russomano (PRB), entretanto, não compareceu à reunião. A ausência de Russomano se deu depois de uma tentativa de marcar uma reunião particular com dom Odilo, antes do colóquio, mas o cardeal não aceitou.
Evangélicos se opõem à resolução do PT favorável ao aborto e às drogas
Lideranças evangélicas de Cuiabá repudiaram e temem a possibilidade de flexibilização da legislação, já que o Partido dos Trabalhadores (PT) – partido do candidato Lúdio Cabral – possui um documento elaborado que aprova a legalização do aborto e das drogas. O assunto vem sendo polêmico há muito tempo, causando desacordo em diversos debates entre simpatizantes e conservadores. Nas eleições não poderia ser diferente, o tema tornou-se pauta da campanha eleitoral em Cuiabá nas últimas semanas.
Corintiano, Padre Marcelo Rossi reza para atletas não se lesionarem, mas avisa: ‘Deus não se mete’
Marcelo Rossi não reza só por milhões de fieis que o seguem. O padre mais famoso do país também usou sua fé para, acredita ele, ajudar o Corinthians a conquistar a Libertadores. Torcedor declarado do time alvinegro, ele admite que pediu a Deus para que os jogadores não se lesionassem na campanha vitoriosa deste ano. O sacerdote, no entanto, avisa. “Deus não se mete na vitória de alguém. Se você está bem, equilibrado e na melhor fase, você vai render melhor e vai poder ajudar muito melhor o seu time”, disse, em entrevista ao UOL Esporte.
Tiririca é um dos melhores deputados do ano
O 1,3 milhão de eleitores que, em 2011, colocou o humorista Tiririca (PR) no Congresso Nacional como o segundo deputado mais votado em toda história do Brasil já tem algumas realizações do político para comemorar. Ele foi eleito um dos melhores parlamentares do ano pelo Congresso em Foco - sua colocação no ranking dependerá de votação online no site do prêmio.
Russomanno pode ter campanha prejudicada por associação à Igreja Universal
O professor de teologia da PUC-Campinas, padre José Antonio Trasferetti, acredita que a vinculação de Russomanno à Universal acirrou o ânimo dos católicos. “A Igreja Católica tem evitado ser contundente nos últimos anos, mas a vinculação estreita do Celso Russomanno com a Igreja Universal acirrou os ânimos dos católicos. O texto publicado pelo presidente do partido dele pode levar ao engajamento de setores da Igreja Católica”, diz Trasferetti, segundo o IG.
Magno Malta pode ser relator do PL 122 com saída de Marta Suplicy
Com a saída de Marta Suplicy (PT-SP) do Senado, para assumir o Ministério da Cultura, o senador Magno Malta (PR-ES) enviou um ofício para o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS) para se tornar o relator do projeto de lei complementar 122/2006. O senador capixaba é evangélico e sempre se posicionou contra o projeto, que chegou a ser arquivado e só voltou a ser discutido com a eleição de Marta que se tornou a relatora do mesmo.
Igrejas evangélicas viram comitê e doam dinheiro para candidatos
No início do mês, surgiu uma polêmica envolvendo o principal templo da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo, que se tornou um tipo de comitê informal do candidato do PRB à prefeitura, Celso Russomanno. O estacionamento do templo em Santo Amaro era usado como “ponto de encontro” de equipes que saem diariamente para fazer campanha nas ruas. E ali seriam guardadas bandeiras, adesivos e outros materiais.
Pastor Silas Malafaia critica pesquisa do Expoente Religioso Mais Influente do Brasil: é tendenciosa
A publicação do portal iG revelou recentemente que o segundo expoente religioso mais influente do Brasil, é o pastor Silas Malafaia, da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Com resultado apurado por votação dos internautas, Malafaia ficou em segundo lugar com 30.860 votos, mas diz que não se considera o líder evangélico mais influente e que a pesquisa é "tendenciosa".
Marcha para Jesus reúne milhares de evangélicos em Recife
A Marcha para Jesus reuniu milhares de fieis neste sábado (15), com o tema “Reinando com Cristo”, no Recife, Pernambuco. O público, de maioria jovem, foi composto por evangélicos de mais de 300 denominações, segundo os organizadores. “Nós sabemos que quando Deus está nas famílias nós vemos esse ponto de equilíbrio que estabelece sobre a sociedade. Então quando nós falamos em Jesus Cristo, nós falamos de valores”, disse o Bispo Daniel Fragoso, coordenador da Marcha em Recife, em entrevista ao G1.
Símbolos religiosos só são sacramentais para o crente, diz cientista político
O direito de crença tem de ser respeitado, mas isso não significa que os descrentes têm de respeitar os ícones religiosos. Ninguém pode ser punido por vilipendiar esses símbolos, porque, em uma democracia, isso se insere no direito à opinião, ainda que a atitude possa ser de extremo mau gosto. Essa é a opinião de Carlos Novaes (foto), cientista político e comentarista do jornal da TV Cultura de São Paulo. Ele falou na sexta-feira (14) sobre esse assunto a propósito das reações em países de cultura islâmica ao polêmico filme americano Innocence of Muslims ("A Inocência dos Muçulmanos"), que mostra Maomé como mulherengo e violentador de crianças.
Ponto Frio é obrigado a indenizar vendedora alvo de palavrão para cumprir metas
Ainda segundo o TST, a mulher trabalhou na loja do Ponto Frio em Santa Felicidade (PR), entre junho de 2007 e abril de 2008. As reuniões de cobrança de metas começariam, segundo a reclamante, com o supervisor pomovendo um clima de "terror psicológico", expondo casos de fracasso de colegas demitidos por não cumprir as metas. Ainda segundo a reclamante, parte de seus colegas recorriam a remédios para suportar a pressão.
Suplente de Marta Suplicy diz que seu mandato será pautado pela igreja
O vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) será o suplente de Marta Suplicy (PT-SP) no Senado, já que ela está assumindo o Ministério da Cultura. Ao contrário da petista que militava em favor do movimento gay e da liberação do aborto, Rodrigues já informou que seu mandato como senador será pautado pela Igreja.