A rede de fast food americana McDonald’s anunciou que, a partir de 2013, mostrará as calorias de seus lanches nos painéis acima dos caixas, que hoje já exibem fotos e preços dos produtos. A medida vale para toda a América Latina e segue uma tendência iniciada nos EUA.
As informações mais claras sobre o valor energético dos sanduíches – que há alguns anos já consta na embalagem, no papel que cobre a bandeja, em folhetos e no site – devem ser implantadas entre março e junho do ano que vem.
Só nos EUA, 14 mil restaurantes e drive-thru devem se adaptar à mudança, que atende a uma pressão de ativistas da área de saúde pública em luta contra a epidemia de obesidade. Além disso, a ação deve forçar todas as unidades da rede no mundo a se adaptarem.
No país, a alteração ficará para depois das eleições presidenciais. Ao todo, o McDonald’s americano recebe 25 milhões de pessoas por dia, em todas as regiões. Cerca de um terço das calorias que a população dos EUA obtém diariamente vem de comidas compradas fora de casa.
A maioria das grandes cadeias de fast food tem resistido a divulgar abertamente as informações nutricionais de seus produtos, por ainda não haver legislação a respeito – apenas a ameaça de multas.
Segundo a diretora sênior de nutrição do McDonald’s nos EUA, Cindy Goody, esse movimento é uma forma de ajudar os clientes a compreenderem melhor suas escolhas alimentares.
Anteriormente, a rede de fast food já havia tomado algumas medidas para tornar os itens do menu mais saudáveis, como reduzir a batatas fritas para as crianças em mais da metade e adicionar frutas ao kit do McLanche Feliz.
No verão passado do Hemisfério Norte, a empresa também lançou um cardápio que destaca os produtos com menos de 400 calorias.
Até 2020, o McDonald’s pretende aumentar ainda mais a quantidade de frutas e vegetais frescos e reduzir as quantidades de gordura saturada e açúcar dos alimentos.
Um adulto em cada três e quase uma criança em cinco são obesos nos EUA, enquanto dois terços dos adultos e um terço das crianças têm sobrepeso.
Fonte: G1 | Divulgação: Midia Gospel