MIDIA GOSPEL

Ter09022014

Last update07:41:23

A Alma Pode Separar-se do Espírito?

Gostou? Comente este artigo no fim da página
alma espirito

Pergunta:

“Lendo seus artigos sobra alma, gostaria de saber o que vocês acham dos livros do Watchman Nee, que separa alma do espírito.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de 2 gumes, e penetra até ao ponto de dividir a alma e o espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12).

Esse texto deixa claro que alma e espírito podem ser divididos, portanto são 2 elementos com 2 naturezas distintas".

Resposta:

Há duas interpretações sobre a composição físico-espiritual do homem. A primeira, defendida pelos “tricotomistas”, diz ser o homem formado de corpo, alma e espírito. A segunda, a dos “dicotomistas”, sustenta que o homem possui apenas corpo e alma, sendo esta dividida em duas substâncias: a alma propriamente dita, ligada aos nossos sentimentos, e o espírito, que tem consciência e possui o conhecimento de Deus. O Antigo Testamento não faz muita distinção entre alma e espírito: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida. E o homem foi feito ALMA VIVENTE” (Gn 2.7).

O termo “espírito” deriva do hebraico “ruah”, do grego “pneuma”, do latim “spiritus”, e significa sopro, hálito, vento, princípio de vida. Logo, nossa parte imaterial ou espiritual foi formada de uma parte da essência (do sopro) de Deus (Ez 3.19; Pv 23.14; Sl 33.19). O Novo Testamento também não estabelece uma clara distinção entre os dois termos: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47). Outras referências: Hb 4.12; 1 Ts 5.23. Jesus disse: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46). Antes, porém dissera: “A minha alma está cheia de tristeza até a morte” (Mt 26.38).

A verdade é que o homem possui uma parte material (o corpo) e uma imaterial (o espírito) formadas por Deus. Quando esta parte imaterial se relaciona com a carne (sensações, emoções, vontade), chama-se ALMA; quando serve de ligação com Deus, chama-se ESPÍRITO. Considero ser esta uma explicação razoável.
Quanto à “divisão da alma do espírito” (Hb 4.12), o texto, objeto da consulta, não está afirmando que esses dois elementos podem ser separados em algum momento. Na verdade, o texto enfatiza o poder da Palavra, como espada, capaz de separar o inseparável.

“Ordinariamente, os escritores sagrados referem-se ao homem como sendo um composto de corpo e alma, ou corpo e espírito, e não de corpo, alma e espírito, a não ser as passagens em 1 Co 15.44 e 1 Ts 5.23; e em Hebreus 4.12, em que se faz distinção entre a alma animal e a racional, para fins de pura argumentação” (Dicionário da Bíblia, John D. Davis). Uma tese equilibrada sobre o assunto é a seguinte:

“Em geral os escritores bíblicos, de uma forma especial os do Antigo Testamento, não fazem distinção precisa entre psyche, alma animal, que é a parte inferior do ser humano, e pneuma, espírito ou alma racional, parte superior do homem. Por isso é comum o uso de ambos os vocábulos como designando uma mesma coisa. Escreve Scofield: “Sendo o homem `espírito´, é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com ele; sendo `alma´, ele tem conhecimento de si próprio; sendo `corpo´, tem através dos sentidos, conhecimento do mundo”. O corpo é tabernáculo da alma, a alma a sede da personalidade, e o espírito o canal de comunhão com Deus” (As Grandes Doutrinas da Bíblia – Raimundo de Oliveira, CPAD, 2ª Edição/1992, p. 161)

Tipo: Perguntas e Respostas
Autor: Pastor Airton Evangelista da Costa
Fonte: www.estudosgospel.com.br


Comentários 

 
+2 # EDSON PEREIRA 01-06-2011 08:15
Estuadando a Bíblia,fiquei em dúvidas quando li o Capitulo 28 do livro de I Samuel.Acho que este texto é puro ESPIRITISMO - o que nos retrata essa passagem é claro ao mostrar onde Saul foi buscar auxílio... Mas nós evangélicos não aceitamos necromantes,falar com mortos(Samuel estava morto ,mas foi acordado pela mulher "adivinha" de En-Dor,Pegunto se os feiticeiros,adivinhos etc, é abominado pelo Senhor (ver) Isaias 8.18-19,com explicar Saul e o versículo 28,agradeço suas informações cristãs sobre o versículo de I Samuel,pois sou assíduo aluno, deste maravilhoso site de estudo e faço minhas meditações se baseando neles até repasso aos imão de minha Igreja-(Estudo bíblicos)fiquem na paz do Senhor Jesus.Amém-Edson Pereira-
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
-1 # Nascido da Água e do Espírito 12-09-2012 23:33
A Paz do Senhor Edson!
Respondendo sua pergunta as respeito de DEUS detestar o ocultismo: Sim DEUS ODEIA qualquer tipo de feitiçaria, porém nesta ocasião havia algum propósito da parte do SENHOR pra que ele permitisse que o espirito de Samuel voltasse e falasse com Saul. Deus permitiu, mas não quer dizer que ele aprovou a atitude de Saul, mesmo que porque, a manifestação de qualquer espírito hoje, dizendo que é o espírito de alguém é puro satanismo, obra dos demônios de satanás, mas veja que na ocasião as palavras do espirito de Samuel se concretizaram, pois foi da parte de DEUS que Samuel veio falar com Saul.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
-1 # anderson 06-12-2012 19:56
ACHEI INTERESSANTE ESSA QUESTAO POIS O HAGIOGRAFO SAGRADO TEM UM PROPOSITO EM MENCIONAR ESSE FATO:MOSTRAR ATÉ AONDE FOI A BAIXEZA E DESOBEDIENCIA DE SAUL E MOSTRAR Q DEPOIS DE UM HOMEN REJEITADO POR DEUS NEM Q ELE BUSQUE AUXILIO DE UM MORTO SERA ATENDIDO,VISA MOSTRAR TANBM QUE UM MORTO NAO PODE AUXILIAR NIMGUEM,NA VERDADE OS MAIS ESTUDIOSO DA BIBLIA ALEGAM Q NAO FOI POR FORÇA DE UM ESPIRITO AMALIGNO Q AQUELA MULHER TENHA AGIDO ENBORA FOSSE FEITICEIRA,MAS AGIU PELA FORÇA DE DEUS Q ATÉ ELA SABIA Q NAO TINHA PODER PARA TRAZER UM MORTO DE VOLTA,POR ISSO O GRITO DE TERROR DA MESMA,EXPLICANDO O FATO:AQUELA MULHER TINHA UM CANAL ABERTO COM O MUNDO ESPIRITUAL DAONDE OS DEMONIOS COMUNICAVAM-SE COM ELA.ENTAO DEUS SE SERVIU DO MESMO CANAL PARA DAR UMA LIÇAO EM SAUL.ELA ERA SENSIVEL AO MUNDO ESPIRITUAL,QUANDO APARECE SAMUEL FALANDOP COM SAUL HA UMA OMISSAO TEXTUAL,NA REALIDADE O NARRADOR QUERENDO EXPLICAR QUAL A MENSAGEM Q SAUL OUVIU NAO Q SAMUEL DE FATO FALOU COM ELE,O NARRADOR NAO SEPARA ATÉ MESMO ACREDITANDO Q FOSSE SAMUEL FALANDO COM SAUL.ASSIM COMO DEUS USOU UMA JUMENTA SEM SANTIDADE ALGUMA PARA FALAR COM BALAAO SE UTILIZOU DAQUELA MULHER.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # hermany 09-08-2014 21:41
Amigo e irmão Edson paz seja contigo! É o seguinte, Deus permitiu essa passagem ser registrada para nos ensinar algo por exemplo: como o diabo é mentiroso e enganador, Saul que tinha pleno conhecimento de que Deus abominava os necromantes, o que ele foi fazer-lá, só piorar a sua recusa que Deus teve em relação a Saul. Se vc prestar bem atenção no texto, não era Samuel, Saul não viu o rosto do suposto Samuel que estava encoberto pela capa. Como satanás é o príncipe desse mundo, ele sabe de tudo, ele se transforma até em anjo de luz para enganar. Saul num ato de desespero fez isso. Porquê vc acha que existem pessoas que praticam o espiritismo? Porque o encardido se manifesta e se materializa nessas seções e as pessoas carentes dos entes queridos mortos, acreditam.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Ernandes Pontes 08-06-2011 14:27
A paz do Senhor, amado Edson, também sou assíduo leitor deste site, gosto muito das matérias e me impressiono, as vezes, com críticas que acontecem, estes não entendem que o foco é elucidar os acontecimentos, quem realmente dá andamento ao que acontece, são aqueles que postam aqui. Sua pergunta é muito boa, e gostaria de dar uma ajuda, não tenha com isso, uma resposta definitiva, sou apenas um colaborador, a pesquisa feita de acordo como diz: Jo 5.39, é que lhe proporcionará um maior entendimento. Este livro, que nos tráz a vida eterna, é definitivamente um livro, espiritual, sendo assim, o que é espiritual, se discerne, espiritualmente, a bíblia se revela por livros, ( 66 ), e não por capítulos e muito menos por versículos, olha o que o Pr. Silas não cansa de repetir: texto sem contexto, é pretexto para heresia, está entendendo? neste capítulo que você citou, o rei Saul, já estava fora da visão, já não era mais rei, rememore que Samuel quando em vida disse: assim como rasgaste minha veste, assim rasgado foi o teu reinado. Começe agora a juntar as coisas: um abismo chama outro abismo, como não tinha mais a resposta de Deus, versículo 6, Saul partiu para a força do próprio braço, e está escrito que: maldito é quem confia na força do próprio braço ou em outro homem, daí para frente é só engano, no versículo 11, o próprio Saul revela a mulher que ele buscava a adivinhação, o nome de quem ele queria, o resto são apenas, deduções. Todos conheciam Samuel, saber como se vestia, você há de convir que não seria difícil. Querido irmão Edson, o que me preocupou, foi ler em teu relato a palavra espiritismo à bíblia, saiba que na palavra do Senhor não existe dúvida, confusão ou erro, tudo que ali está escrito é a verdade, tenhamos sempre total reverência e zelo, pois Deus fala conosco, através de Sua Palavra. Deus te abençoe em nome de Jesus.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+4 # Pr. Gutenberg Feitosa 10-07-2012 14:59
Caros irmãos. Gostei muito desse site e muito ainda da pergunta do Edson e a sua citação "espiritismo". Este capítulo é adotado pelos espiritas para apoiar a suas praticas abominaveis por Deus. Esta passagem foi uma pura encenação. isto mesmo! investiguem o contexto. Uma vidente com medo de morrer; servos de Saul que conheciam a necromante e um disfarce ridiculo de Saul, visto que pela estatura dele logo chamaria a atenção de todos. E o principal apoio biblico: "Deus abomina essa pratica" Com toda segurança o Samuel que apareceu ali foi um DEMÔNIO, que se passa por anjo de luz para enganar. O pior engodo de muitas pessoas é querer apoiar suas praticas abominaveis por Deus usando trechos biblicos isolados! A verdade liberta.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # GERVAZIO 08-04-2013 21:25
PR.GUTENBERG GLÓRIA A DEUS POR TUA RESPOSTA,ACREDITO NA MESMA RAZÃO.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
-1 # regiane 11-08-2011 15:45
Dito em poucas palavras nós não temos uma alma e sim somos uma alma.Gênesis 2:7 esclarece esse ponto quando diz que Adão foi feito alma e em outras traduções diz que ele tornou-se uma alma e não que tinha uma alma.O sentido do verbo ser e ter são totalmente diferentes.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Pr. Gutenberg Feitosa 10-07-2012 15:01
Deus criou o homem (corpo) depois soprou em suas narinas (alma) e passou a ser alma vivente. E O ESPIRITO?????
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+2 # denis 05-01-2013 22:27
o espírito é o sopro de vida ( gênesis 2:7)
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Nascido da Água e do Espírito 06-01-2013 10:16
Preste bem atenção e entenda, vou até usar uma passagem que está em Jó 34.16; Se, pois, há em ti entendimento, ouve isto; inclina os ouvidos ao som da minha palavra. REFLITA NESSAS PASSAGENS
-Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26.41)
-Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
(Marcos 14:38)
-O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3.6)
-Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. (Gálatas 5.25)
-Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; (1João 4.2)
-E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. (Isaias 11.2)
-Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. (Romanos 8.14)
-Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. (Judas 1.19)
-E vos renoveis no espírito da vossa mente; (Efésios 4.23)
-Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8.9)

Bom... Acho que essas Passagens são suficientes para que vc entenda que existe o espirito que dá dá a sua Vida AQUI na TERRA, como vc mesmo disse, o sopro de VIDA, e o Espirito que dá a Vida Eterna; Veja o que Jesus disse o que é Espirito: O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. E se você colocar as Palavras do Senhor em prática, você estará em Espirito, Amém? Espero que tenha esclarecido, Fica com Deus e que Ele Resplandeça seu Rosto sobre TI.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # nelsonfrança 05-11-2012 23:11
Cara Regiane, já ouvir esta definição como resposta a pergunta "o que é a alma",porem não concordei porque no salmo 25 ele inicia assim: A ti Senhor, levanto a minha alma....e ai não podemos ser uma alma, pois alguma coisa foi elevada ao Senhor.
Continuo na busca pela resposta a pergunta, o que é a alma?gostei da tese apresentada no texto acima.
gostei muito deste site,e espero emcontrar respostas para para minhas dúvidas a repseito das escrituras sagrada, com ajuda de voces, que Deus os abencoe em nome de jesus.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 06-11-2012 18:23
Paz e Graça da Parte do Senhor Jesus Cristo a Sua Vida irmão!
Eu tenho um artigo publicado respeito do Corpo, Alma e Espírito em meu blog, se que quiser dar uma olhada fique a vontade, deixe um cometário pra eu saber o que você achou, caso tenha mais alguma dúvida posso lhe apresentar mais algumas passagens Bíblicas que sustentam meus argumentos, fique na Paz do Senhor Jesus, que Deus te abençoe!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nelio 17-10-2012 00:36
A Paz do Senhor, irmão Edson Pereira! Veja bem, se a feiticeira fez subir a Samuel, significa que esse falso Samuel, digo, DEMÔNIO, estava lá em baixo. O verdadeiro Samuel já estava descansando no Senhor e, em vida, como sacerdote, sempre pregou contra essas práticas abomináveis aos olhos do Senhor. O vers.14 de I Samuel, cap.28 diz:"Entendendo Saul que era Samuel...", ele apenas achou que era Samuel, ele já não tinha o Espírito Santo em sua vida, e quem não tem o Espírito de Deus não tem como discernir esse tipo de espírito que é danado para enganar. Jesus diz que ele é o "pai da mentira"(Jo 8.44). Tem muita gente que é tremendamente religiosa, mas não tem o Espírito Santo de Deus pelo simples fato de não dar ouvidos à sua Santa Palavra e, por isso, acha que Oxalá é Jesus, que os exus são bonzinhos e que não tem nada a ver ir a centros espíritas cultuar essas entidades. É óbvio que esse espírito não era Samuel, esse servo nunca murmurou às ordens de Deus, sendo que, no v.15, ele pergunta: "Por que me desinquietaste?" -Ora, que espírito atrevido!..., no v.19 ele profetizou que Saul morreria no dia seguinte, sendo que Saul morreu muitos dias depois.(cap.31 e cap.32). Concluindo: Saul acabou morrendo por causa dessa prática. "Assim morreu Saul por causa da sua transgressão com que transgrediu contra o Senhor, por causa da Palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também PORQUE BUSCOU A ADIVINHADORA PARA A CONSULTAR.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Sonia 02-12-2012 10:34
A palavra suicídio não existe na bíblia?Onde posso encontrar à respeito de quem tira a própria vida? A Alma que pecar essa morrerá representa o homem eternamente sem Deus, tendo uma vida em tormentos, é isso?
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 02-12-2012 11:57
A Paz do Senhor irmã Sonia!
Literalmente, a respeito de suicídio a Bíblia não fala, mas ela fala a respeito da destruição do TEMPLO ou SANTUÁRIO (depende da versão bíblica) do Espírito Santo, muitos na verdade, quando se fala de templo, já pensam em algo edificado de alvenaria; mas na verdade o TEMPLO ou SANTUÁRIO do Espírito Santo a que me refiro é o nosso próprio corpo, porque a própria bíblia nos relata isso, vou dar-lhe alguns exemplos na Palavra:
João 2:19-21
19. Respondeu-lhes Yeshua: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.
20. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?
21. Mas ele falava do santuário do seu corpo.
2 Coríntios 6:16
16. E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
1 Coríntios 3:17
17. Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.
Sonia, esta última passagem é a mais esclarecedora a respeito do suicídio, porque nela Deus diz que não terá como inocente aquele que DESTRUIR o templo ou santuário de DELE, que somos nós; agora o que configura a destruição do nosso corpo? Vou descrever alguns dos hábitos que nos levam a degradar, e consequentemente destruir nosso corpo: Ter Vícios como fumar cigarros, beber, usar drogas alucinógenas, fazer tatuagens(no caso da tatuagem, digamos que alguém aceita Jesus depois que fez a tatuagem, suponhamos que houve um arrependimento daquele individuo, creio que Deus não levará isso em conta,como todas as práticas que citarei, pois o abandono do pecado é o que te aproxima de Deus, pois quem está com cristo não continua pecando), praticar sexo ilícito, mesmo que a relação seja heterossexual, pois a pessoa oferece o corpo para servir de instrumento ao pecado (adultério, sexo antes do casamento), relações homossexuais e por fim o suicídio propriamente dito, pelo que leio na palavra de Deus, é isso o que ELE me faz entender, Graças ao seu Espírito Santo e a sua Misericórdia. Acho que isso deve esclarecer sua dúvida a respeito do SUICÍDIO irmã, fica na Paz, e que o Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # EDSON PEREIRA 10-08-2014 06:22
Suicídio- Sonia num comentário acima,indaga sobre o SUICÍDIO ,mas na própria bíblia sagrada informa que SANSÃO ,AO DERRUBAR SOZINHO AS COLUNAS DO TEMPLO DOS FILISTEU, NOS ESCOMBROS ENCONTROU-SE SANSÃO MORTO , VERDADEIRAMENTE ELE SE SUICIDOU. Confirme na Bíblia em Juízes capítulo 16- 28 a 31.
NEM POR ISSO DEIXOU DE SER SANSÃO UM DOS HERÓIS DA FÉ,CLARO QUE FOI PERDOADO POR DEUS ,POIS O SENHOR ACEITOU SUA ORAÇÃO,E POUCO DEPOIS, SUAS FORÇAS VOLTARAM.

LEIA O CAPÍTULO COMPLETO de Juízes 16.

23 Os líderes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício a seu deus Dagom e para festejar. Comemorando sua vitória, diziam: "O nosso deus entregou o nosso inimigo Sansão em nossas mãos".
24 Quando o povo o viu, louvou o seu deus:
"O nosso deus nos entregou
o nosso inimigo,
o devastador da nossa terra,
aquele que multiplicava
os nossos mortos".
25 Com o coração cheio de alegria, gritaram: "Tragam-nos Sansão para nos divertir!" E mandaram trazer Sansão da prisão, e ele os divertia.
Quando o puseram entre as colunas,
26 Sansão disse ao jovem que o guiava pela mão: "Ponha-me onde eu possa apalpar as colunas que sustentam o templo, para que eu me apoie nelas".
27 Homens e mulheres lotavam o templo; todos os líderes dos filisteus estavam presentes e, no alto, na galeria, havia cerca de três mil homens e mulheres vendo Sansão, que os divertia.
28 E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos!"
29 Então Sansão forçou as duas colunas centrais sobre as quais o templo se firmava. Apoiando-se nelas, tendo a mão direita numa coluna e a esquerda na outra,
30 disse: "Que eu morra com os filisteus!" Em seguida, ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.
31 Foram, então, os seus irmãos e toda a família do seu pai para buscá-lo. Trouxeram-no e o sepultaram entre Zorá e Estaol, no túmulo de Manoá, seu pai. Sansão liderou Israel durante vinte anos.
FIQUE COM DEUS E UM FORTE ABRAÇO -

SE POSSÍVEL CONHEÇA NOSSO SITE ACESSANDO LINK ,,,ramanauskas.adv.br :-)
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # sansao 05-12-2012 03:12
em hebreus cap 4 verso 12 o texto nao tem intençao de comprovar tal separaçao e é um texto isolado sem respaldo na biblia,a intençao do texto é comparar o poder penetrante da palavra de deus,nao provar essa divisao.na verdade separar juntas e medulas e alma e espirito sao coisas impossiveis de ser,dai a intençao de mostrar essa comparaçao significando q a palavra é penetrante e pode alcançar o imaginavel.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Nascido da Água e do Espírito 05-12-2012 19:22
Irmãos eu tenho uma artigo que talvez possa ajuda-los quanto a essa questão. A alma e o Espírito não estão separados, mas trabalham sim de maneira independente. Lembre que a Carne milita com o Espírito e o Espírito contra a Carne, Vejam esse artigo, ,,,,,,naotemaseuteajudo.blogspot.com.br/2012/09/nao-temas-porque-o-senhor-te-ajuda.html ,caso tenha alguma objeção, pode deixar seu comentário que respondo, Fiquem todos com Deus!
A Paz.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # anderson 06-12-2012 19:15
irmao conforme a biblia alma e espirito sao a mesma coisa,os discipulos usavam esses termos alternados e é de preferencia linguistica.quando em prmeira tessalonissenses cap 5 verso 23 fala q o senhor vos santifique em tudo corpo alma e espirito nao esta fazendo uma doutrina masw se trata de um paralelo judaico como em genesis:criado e feito,cultivasse e guarda-se ,imagem e semelhança.sao tudo a mesmas coisas usavam-se esses paralelo para reforçar o sentido da palavra.alma e espirito é o mesmo ser:no capitulo 12 do evng de joao diz que cristo disse:minha alma esta turbada e no capitulo 13 de joao jesus diz q seu espirito é q esta turbado.(atribuindo a alma e ao espirito as mesma funçoes)o texto em genesis fala q raquel morre porq a alma sai do corpo e na crucificaçao diz q quando jesus morre é com a saida do seu espirito q ele entrega ao pai.a biblia atribui tanto a um como outro as mesma funçoes dando enterder q é o mesmo ou tornando se impossivel separar um do outro pelas funçoes q exercem,nesse caso a dicotomia é mais aceita.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 06-12-2012 20:02
Irmão Anderson, não tem como a Bíblia descrever 3 coisas em separada se são apenas uma, obviamente que Corpo, Alma e Espirito estão em uma única pessoa, porém cada um tem o seu papel. Não foi em vão que Jesus disse: Orai e Vigiai, porque o Espírito está pronto mas a Carne, quando Jesus se refere a Carne irmão, não é da carne literal que ele fala, se não ele diria (CORPO FRACO), mas ele usa uma linguagem de figura para se referir a ALMA, porque de nossa ALMA procedem os nossos sentimentos. Outra expressão importante que está na Bíblia é: A Carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a Carne; mais uma vez a Palavra se explica: Suas CONCUPISCÊNCIAS (Carne/Alma), militam contra o que é CERTO (Espírito). Não existe ambiguidade neste entendimento irmão; muitas pessoas vivem falhando em suas vidas por não saber o que DEVEM controlar em si. O Homem que não se conhece, não é capaz de dominar nem a si mesmo, qualquer dúvida posso li dar mais argumentos a respeito desse assunto, fica na PAZ.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # anderson 07-12-2012 04:49
VARAO ACHO Q HOUVE UM EQUIVOCO,EM NENHUM MOMENTO DISSE Q A"CARNE ERA O CORPO NO LITERAL,OS SENTIMENTOS NA VERDADE SAO GERADOS DA SENSIBILIDADE (SISTEMA NERVOSO)POIS OS OBJETOS EXERCEM ATRAÇAO SOBRE NOS,SE VC TEM UM DESEJO É PORQ COMEÇA SEJA COM OS OLHOS OU O OUVIDO MAS PRIMEIRO TEM Q COMEÇAR COM OS SENTIDOS FISICOS,Q LANÇAM IMPULSOS SOBRE NOSSA MENTE DAI INFUENCIANDO NOSSA ALMA,O Q ENTENDO POR"CARNE"NAO É O CORPO FISICO MAS UMA NATUREZA DESENFREADA(FALTA DE CONTROLE)NAO FISICO.NAO LENBRO AGORA MAS NO VELHO TESTAMNTO APLICA-SE A ALMA ATÉ EM DEUS VOU ACHAR EM CASA O VERSICULO DEPOIS LHE PASSO,MAS SABEMOS Q É IMPOSSIVEL Q DEUS TENHA SENTIMNTOS.É UMA LINGUAGEM DA ANTROPOMORFIA APLICANDO-SE EM DEUS.NO TOCANTE A Q FALEI,COMO FAZER COM AS PARTES NA BIBLIA,NAO SEI SE VC LEU E COMPREDEU ACIMA MEU ESCRITO:"Q A BIBLIA TANBM APLICA AS MESMA FUNÇOES TANTO PARA ALMA COMO PARA O ESPIRITO HUMANO)DAI QUANDO FALA Q O ESPIRITO DE JESUS ESTA TURBADO SERA Q UM ESPIRITO SE TURBA?SEM FALAR Q NO PISCO-FISICO SENTIMNTOS DESENFREADOS IRMAOS TEM CAUSAS COMO Q POR EZEMPLO:A MEDICINA AFIRMA Q TEM HORMONIOS RESPONSAVEIS Q REGULAS VARIOS SENTIMENTOS E ATÉ OS MELHORES PISIQUIATRAS NAO SABEM RESPONDER COMO OS SENTIMENTOS INFLUENCIAM O ESPIRITUAL.TANBM ISSO JA VEM DO VELHO TESTAMENTO:A PALAVRA ESPIRITO ERA USADA PARA:VENTO,SOPRO,AR,FOLEGO,MAS TANBM PARA ENTIDADE ESPIRITUAL.A PALAVRA ALMA ERA USADA PARA:SER ESPIRITUAL TANBM COMO SERES VIVENTES.A PALAVRA CORAÇAO ERA USADA PARA:SEDE DAS EMOÇOES Q SAO OS SENTIMENTOS MAS TANBM PARA O ORGAO VITAL Q BOMBEA O SANGUE.SENDO ASSIM SE JESUS USOU A PALAVRA ESPIRITO EM SAO JOAO COMO Q SEU ESPIRITO ESTAVA ANGUSTIADO,ENTAO O ESPIRITO TANBEM ERA AS EMOCOES DE JESUS???TANBM NAO DISSE Q EXISTA TRES COISAS SEPARADAS EU VEJO O HOMN COMO UM TODO.MAS SEPARO PARA ENTENDIMNTO PARTE MATERIAL DA ESPIRITUAL,SOU MAIS DICOTOMISTA COM BASE BIBLICA,MAS ACEITO AS OPINIOES DO IRMAO E TENTEI ENTRAR NO DOCUMENTARIO Q ME PASSOU MAS NAO CONSEGUI.QUERO AINDA DIALOGAR MAIS COM O IRMAO MAS ESPERO Q COMPREENDA MEU PONTO DE VISTA NAO PRECISA CONCORDAR MAS NO TOCANTE GOSTARIA Q ME EXPLICA SE OS TEXTO REFERIDOS QUANDO A BIBLIA APLICA-SE SENTIMNTOS TANTO NA ALMA QUANTO NO ESPIRITO MOSTRANDO Q ELES TANBEM TEM A MESMA FUNÇAO.IMPORTANTE:A BIBLIA TANBM ORA APLICA ISOLADAMNTE ALGUMAS FUNÇOES NUM LIVRO AO ESPIRITO E NO OUTRO LIVRO APLICA AS MESMA FUNÇOES A ALMA,DEPOIS MOSTRA AS FUNÇOES PARA OS DOIS.VEJO A BIBLIA NUM TODO SEM TEXTO ISOLADOS.PELO FATO DE ELA NUM TEXTO APLICAR PARA UM E NO OUTRO TEXTO APLICAR PARA OUTRO NAO QUER DIZER Q CADA UM TENHA UMA FUNÇAO SEPARADA.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 07-12-2012 09:58
Irmão. Essa Questão é muito simples demais de se entender, sabe porque a vezes passamos por algumas dificuldades? Porque nós complicamos as coisas, entende? O Próprio homem complica as coisas, inserindo no meio de um assunto Espiritual Bíblico explicações Cientificas, inventadas pelo Homem; As coisas de Deus são muito simples, e não estou querendo te convencer das minhas opiniões, mas do que está na Palavra de Deus, Essa passagem que vc citou onde o Espírito de Jesus está conturbado, precisamos ver de que Tradução vc está tirando essa passagem, porque a palavra certa é ALMA CONTURBADA, o problema hoje em dia são as inúmeras traduções bíblicas existentes com passagens distorcidas e manipuladas por Roma, vou te passar meu e-mail e talvez por e-mail eu consiga te passar o endereço certo para o meu blog. Só deixo aqui uma sugestão para todos que se interessam sobre esse assunto, usem apenas as Escrituras para tomarem conhecimento a respeito desse assunto, e não consultem apenas uma Bíblia, leiam várias traduções, e vocês chegarão a uma conclusão coerente sobre esse assunto, meu email é pornadafiqueisanciosos@,,, , podemos falas mais sobre o assunto fiquem todos com Deus!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # SANSAO 10-12-2012 08:51
REPLICA: VOCE DIZ Q NAO SE PODE INSERIR EXPLICAÇOES CIENTIFICAS COM ASSUNTOS ESPIRITUAIS,A PROPRIA BIB LIA É UMA DICOTOMIA DE ESPIRITO E MATERIA.COM UM IDEAL ESPIRITUAL,CONDUZIDA POR UM CANAL FISICO.A INVENÇAO DA ESCRITA É CIENCIA,A INVENÇAO DO PAPIRO E DO PAPEL É CIENCIA.
ESSE ERRO FOI COMETIDO PELO CATOLICISMO QUANDO CONDENARAM GALILEU GALILEI.
ENTAO DE ALGUMA FORMA HÁ CIENCIA NA BIBLIA.
AGORA VAMOS PARA AS FONTES ESCRITURISTICAS DO EVANGELHO:
APOS A MORTE DE CRISTO SUAS PALAVRAS FORAM PASSADAS POR TRADIÇAO ORAL,
JA É DIFICIL HOJE LEMBRAR CORRETAMENTE AS PALAVRAS QUE CONVERSAMOS COM NOSSOS AMIGOS DE UMA SEMANA ATRAS,EM UMA TRADIÇAO ORAL PODEMOS LEMBRAR DO ASSUNTO FALADO MAS NAO DAS PALAVRAS CORRETAS QUE FORAM FALADAS.PODEMOS VER ISTO NA EXPLICAÇAO DOS MILAGRES DE CRISTO PELOS EVANGELHOS.ORA UM EVANGELISTA DIZ QUE JESUS CUROU UM CEGO OUTRO EVANGELISTA DIZ Q FORAM DOIS,EM UM EVANGELHO DIZ Q FORAM EXPULSO DEMONIOS DE 2 ENDEMONIADOS GERSERENOS OUTRO DIZ QUE APENAS HAVIA UM ENDEMONIADO GERSERENO.DAS FONTES DO EVANGELHO O PRIMEIRO A SER ESCRITO FOI MARCOS.SEGUNDO OS MAIORES ESTUDIOSOS DA BIBLIA O EVANGELHO DE MARCOS NA VERDADE É O EVANGELHO DE PEDRO,O SEGUNDO EVANGELHO A SER ESCRITO É O EVANGELHO DE MATEUS.
ELE POSSUI TUDO O Q MARCOS POSSUI MAIS ELEMENTOS DE UMA FONTE DESCONHECIDA.O TERCEIRO EVANGELHO A SER ESCRITO É O DE LUCAS E O QUARTO É O DE JOAO.
DOS QUATROS APENAS O DE LUCAS PODEMOS DIZER Q A ESCRITA É MAIS CORRETA DE TODOS PORQUE LUCAS ERA DOUTOR.
A ALFABETIZAÇAO É UM LUXO DE POUCOS,QUE PESCADORES NAO POSSUIAM .SEGUNDO A TRADIÇAO DOS ESTUDIOSOS MARCOS MATEUS E JOAO NAO ESCREVERAM EVANGELHO NENHUM .APENAS LUCAS É O AUTOR DE SEU EVANGELHO OS OUTROS TRES EVANGELHOS FORAM DESENVOLVIDOS POSTERIORMENTE E O NOME DOS EVANGELISTAS FORAM EMPRESTADOS AOS LIVROS APENAS PARA AUTENTIFICA-LOS.PODEMOS VER QUE NO APOCALIPSE DE ENOC QUE FOI ESCRITO NOS PERIODOS DOS MACABEUS MAIS LHE DERAM AUTORIA DE ENOC,O MESMO SE DEU COM APOCALIPSE DE MOISES .(NAO ESTOU DIZENDO QUE ESSES LIVROS SAO ESPIRADOS E SIM QUE ERA COSTUME UMA COMUNIDADE ESCREVER UM LIVRO E DAR-LHE AUTORIA DE HONRRA DE UM PERSONAGEM CONHECIDO.)DURANTE OS PRIMEIROS 60 ANOS DO EVANGELHO ELE FOI PASSADO POR TRADIÇAO ORAL E AS CORRETAS PALAVRAS DITAS POR CRISTO FORAM PERDIDAS.JESUS FALAVA HEBRAICO TODOS OS EVANGELHOS FORAM ESCRITO EM GREGO..COMO MATEUS SENDO UM JUDEU ESCREVERIA UM EVANGELHO EM GREGO?COMO PESCADORES ESCREVERIAM SE NAO ERAM ALFABETIZADOS.
QUANDO PAULO ENVIOU SUAS CARTAS AOS EFESIOS SE ELES DEVOLVESSEM A CARTA SEM COPIA-LA LOGO ESQUECERIAM DO QUE ESTAVA ESCRITO ESSA MESMA CARTA IA PARA O EGITO DEPOIS BABILONIA PASSANDO POR TODAS AS IGREJAS POR ONDE O EVANGELHO CHEGOU, ENTAO UMA COPIA ERA FEITA NO EGITO,EM BABILONIA NA GRECIA EM ROMA E POR TODA EUROPA.CADA LUGAR COM SUA LINGUA .VOCE ACHA QUE TODAS ESSAS COPIAS REFLETEM A ORIGINAL???CENTENAS E CENTENAS DE COPIAS DOS EVANGELHOS E DAS CARTAS FORAM FEITAS APENAS NOS PRIMEIROS ANOS DE EVANGELHO .RELEMBRANDO:
PRIMEIRO:ENTAO EXISTE UM ESPAÇO DE 50 ANOS DO Q CRISTO DISSE E DE QUANDO COMEÇARAM SER ESCRITA O QUE ELE DISSE,
SEGUNDO:FORAM ESCRITA CENTENAS DE COPIAS DOS ESCRITOS.
TERCEIRO:A BIBLIA NAO EXISTIA NOS PRIMEIROS TREZENTOS ANOS DO EVANGELHO ERAM APENAS CARTAS CORRENDO PELO MUNDO.2000 MIL ANOS DEPOIS.QUAL VERSAO É MAIS CORRETA?A MINHA OU A SUA???COMO SE VE "NENHUMA".AGORA NAO QUER DIZER QUE COM ISSO O PROPOSITO DA ESCRITA NAO SEJA VERDADEIRA,IRRELEVANTE SE ESCREVERAM Q JESUS CUROU UM CEGO OU 1000 MAS A IDEIA É Q JESUS CUROU LIBERTOU E SALVOU.
CONCLUSAO:A PERFEIÇAO DE DEUS ESTA NA OBRA (BIBLIA) NAO NA ESCRITA.COMO SE VE É INUTIL DESCUTIR A VERACIDADE DAS VERSOES MAS SE VALEMOS DO QUE TEMOS.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 10-12-2012 18:05
TREPLICA:
Irmão, tudo que você escreveu aqui, eu tenho plena consciência, sei que falar sobre traduções bíblicas é irrelevante não estou dizendo que a versão bíblica que eu uso é a dona da verdade, muito pelo contrário, uma porque são tantas, que não saberemos qual versão, realmente está relatando veridicamente os fatos, outra, porque vai do entendimento de cada um, mas essa segunda questão é muito perigosa, porque existem muitas pessoas interpretando a Palavra de Deus conforme suas conveniências. Entretanto, com todas essas distorções, erros entre outras falhas que possui as Bíblias de hoje, Muitas pessoas vem sendo transformadas, muitas vidas vem sendo restauradas, e não é a ciência que vem fazendo essa Obra maravilhosa irmão. Veja, que a pessoa que tem o Espírito Santo de Deus habitando nele, não anda conformado com as coisas deste século (Romanos 12.2); hoje em dia, tudo que a ciência inventa, as pessoas aceitam como absoluta verdade, e passam a viverem em função dessas supostas verdades, isso é um grande engano. No livro de TITO, a carta que Paulo escreve a Tito referente aos falsos mestres, é bem categórica observe: Porque existem muitos rebeldes, principalmente da facção da circuncisão (Fariseus), que iludem a mente das pessoas com suas conversas inúteis e enganadoras. Eles precisam ser silenciados, porque estão transtornando famílias inteiras ao ensinar o que não lhes compete, e o fazem por ganância. Um dos próprios profetas de Creta disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos” – e isso é verdade! Por esse motivo você deve ser severo ao repreender quem seguiu o falso ensino deles, para que voltem a ter confiança no que é são e não dêem mais atenção aos mitos judaicos ou aos mandamentos de homens que rejeitam a verdade (Tito 1.10-14). Essa passagem meu irmão, ao meu ver, não se referia somente aos Fariseus que impunham suas pesadas cargas aos que os seguiam, mas também falava dos que rejeitavam a verdade, assim com a ciência faz nos dias de hoje, tentando de todas as maneiras provar a inexistência de Deus, será que essas pessoas letradas segundo os conhecimentos deste mundo não são esses que rejeitam as verdades que vem de Deus, e que estão destruindo famílias inteiras com suas falsas teses e crenças? Irmão o entendimento da palavra é muita mais que ciência, assim que Deus não criou a Teologia, ele também não inventou a Ciência, essa disciplina é fruto do maligno, e está mais do que provado isso, pois o primeiro pecado entrou no mundo por conta da curiosidade de Adão e Eva de saberem o que aconteceria se comecem da árvore do conhecimento. Voltando para o assunto ALMA e ESPÍRITO, a compreensão dessa Dicotomia, com chama os letrados, é muito superior do que uma simples tese cientifica meu irmão, e ao mesmo tempo simples, pois qualquer criança entenderia isso imediatamente. Compreenda uma um principio: Tudo que se vê, foi criado pelo que não se vê, ou não? A Bíblia diz que pela FÉ entendemos que o universo foi criado pela palavra pronunciada por Deus, de modo que aquilo que se vê NÃO foi criado a partir dos fenômenos existentes (Hebreus 11.3). Observe como a coisa é muito simples: As coisas que existem sobre a face da terra, hoje, primeiro existiram na Mente, no Espírito de Deus, primeiro Deus pensou em tudo que existe, e Depois elas vieram a existência. Então disse Deus: HAJA LUZ e houve a luz, para ELE dizer HAJA A LUZ, Ele teve que pensar na Luz, então a luz se fez. Para as coisas se concretizarem no mundo material, elas primeiro precisam se originar na mente de alguém seja lá o gênero que for, Boa ou Mal. Se você pensa em construir uma casa, pra que ela venha a existir você precisa colocar em pratica as ações necessárias para que essa casa exista, do contrário você só a terá no seu espírito guardada(campo bom)!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 10-12-2012 18:06
TREPLICA continua...
No campo do mau, se você por exemplo se desentender com alguém, e se esse alguém vier a te agredir, o seu ódio por aquela pessoa, pode te fazer materializar sua ira, vindo a agredi-la, no entanto nesse caso, já entram em jogo os sentimentos que nos faz errar, ai você já não está mais em espírito, sentimentos provém da ALMA e não do Espírito. Esse é um exemplo grosseiro pra que você possa entender que as coisas vem primeiro do espírito para depois se materializarem, mas atenção, quando você não controla os sentimentos da ALMA corrompida, seu espírito vive a mercê dos sentimentos, porém, quando você controla seus sentimentos se diz que você está EM ESPÍRITO. Por que você acha que existe a expressão ANDAR EM ESPIRITO? Lembre-se da passagem que diz: Vigiai e orai para que não sejam tentados, pois que o Espírito está pronto mas a Carne é Fraca (Mateus 26.41); Na Bíblia Judaica Completa, diz assim: Despertem e orem para que não sejam testados – o espírito, de fato, está preparado, mas a natureza humana é fraca (Mateus 26.41). Ele disse Despertem/Vigiem, porque os discípulos SENTIRAM sono e dormiram; observe a palavra SENTIRAM, DE SENTIR EMOÇÕES OU NECESSIDADES HUMANAS (fraquezas do homem natural). Muito simples isso! Você é um Homem, com um CORPO, que tem uma ALMA e um ESPÍRITO.
ALMA =SENTIMENTOS, VONTADES, EMOÇÕES, PAIXÕES, DESEJOS DESENFREADOS que nos satisfazem, só momentaneamente.
ESPÍRITO =CONSCIÊNCIA, INTELIGÊNCIA, SABER O QUE É CERTO OU ERRADO, e conseqüentemente ter a capacidade de controlar suas emoções .
A Dicotomia está junta e misturada em um só homem, e essa mistura é feita pelo próprio homem, que é displicente e não se importa em se conhecer, mas esse mesmo homem tem que aprender a separá-la, pois elas são duas coisas diferentes. Por isso que muitas vezes a vida as pessoas são uma verdadeira bagunça, porque elas não têm a capacidade nem de conhecer-se a sim mesmo.
Uma questão muito simples e ao mesmo tempo muito complexa; simples por que? Porque o Messias pegou uma criança e colocou entre ele e disse: Eu lhes digo: a não ser que se transformem e se tornem como criança, não entrarão no Reino do Céu! Portanto o maior no Reino do Céu é quem se faz humilde como está criança (Mateus 18.2-4). E por que Ele disse isso? Porque as crianças são humildes e inocentes em todos os aspectos, puras de coração; então se você se tornar como uma criança entenderá as coisas Espirituais de Deus, porque deixou para trás os ensinamentos deste mundo, ai ficará fácil! Mas do contrário tudo continuará muito complexo na mente dos que buscam as instruções desse mundo. (E não me refiro ainda ao Ruach Hakodesh, que é o Espírito Santo de Deus, pois este é transcendental). Mas continuando Jesus disse a Nicodemus que se alguém não nascer de novo, da água e do espírito, este não poderá ver o Reino do Céu. Ainda disse mais, porque Nicodemus não entendeu sobre o novo nascimento: Se vocês não acreditam em mim quando lhes digo das coisas do Mundo, como creram quando lhes contar das coisas do Céu? As coisas do Senhor exige uma sensibilidade muito maior que do que imaginamos meu irmão. Eu venho aprendendo a Palavra de Deus a apenas dois anos, e até agora não citeu nada cientifico até agora, e nem citarei, pois a ciência pra mim é porca, ajuda muito o homem natural, mas desvia o homem de Deus!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 10-12-2012 18:07
TREPLICA continua...
Lembre-se que Deus não se deixou conhecer pela sabedoria humana, pelo contrário resolveu salvar os que crêem, e fez isso por meio da mensagem anunciada (1Corintios 1.21). No versículo 27 do mesmo capitulo, Paulo disse: Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e pra envergonhar os poderosos ELE escolheu o que o mundo acha fraco.
Então irmão abra os olhos para as explicações cientificas as quais as pessoas se apegam para justificarem que a verdade de Deus é mentira. Outra coisa... Eu não quero que você acredite em mim, Acredite somente na Bíblia, só isso que te peço, e se quiser mais conteúdo sobre esse assunto posso estar mandando, é só me dizer. Fica na Paz!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # sansao 10-12-2012 20:04
bom irmao quero me desculpar por nao saber q o irmao é iniciante,eu examino mais de 20 anos a biblia.nao era minha intençao refutar o irmao,vejo q esta faltando compreesao do irmao em entender a questao do que é ciencia.quero dizer q toda ciencia é de deus ,tanto a ciencia dos homens como a ciencia biblica,voce sabia q a biblia é uma ciencia??ciencia é sistematizar um assunto e investigar a fundo a questao(no caso estou falando de ciencia biblica)
em sentido amplo "ciencia"vem do latim (scientia)significa"conhecimento".refere-se a qualquer conhecimento ou pratica sistematica.em sentido mais restrito ciencia refere-se a um sistema de adiquerir conhecimento baseado no metodo cientifico.
como se ve ciencia nao é o bicho papao.a ciencia é para o beneficio da humanidade,se voce vai no medico,toma vacinas,se voce hoje anda de carro ,aviao tem celular blog,se ve q a ciencia tem facilitado a vida humana e nao deve ser tao porca assim pois ele abrange todas as areas inclusive da palavra.talves vc nao saiba que a biblia contem ciencia tanto fisica como espiritual.ex:como ja falei nao sei se vc ate leu graças a ciencia é q existe a escrita o papel da qual tem na tua biblia.no livro de daniel cap 4 verso 12 diz:que uns correrao de um lado para outro e a "ciencia"se multiplicara.deus nao diz que a ciencia é porca ou nao prestava,pelo contrario se foi mencionada é porque ela é um sinal do comprimento da profecia.inclusive na utilizaçao da pregaçao do evangelho.
se a ciencia nao descobri-se o aviao (inventa-se)como se atravessaria a oceania na pregaçao do evangelho???
alias sera q deus é ultrapassado ou moderno??sera q deus nao acompanha a ciencia?no tocante q diz o evangelho de joao:cap1 versiculo3:todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi "feito se fez".analisemos:"todas as coisas"ciencia,sabedoria,o pisquico,a inteligencia,tanto fisico como espiritual.bem se diz a biblia todas ,todas é sem excessao de nenhuma.ou sera que deus criou tudo menos a ciencia???quem criou entao??deus criou a ciencia e inspirou os homens para que descobri sem para o bem da humanidade.
ciencia humana:diz respeito no mundo fisico :medicina invençoes,maquinas etc...essa é ciencia humana mas q nao deixa de ser inspirada por deus.
devemos fazer separaçao de ciencia fisica da ciencia biblica.
ciencia biblica:é a ciencia da palavra de deus:no capitulo 12 de corintios verso 7 diz que a manifestaçao do espirito é dada a cada um para o que for util,no verso 8 diz:porq a um pelo espirito é dada a oalavra de sabedoria ea outro a palavra da "ciencia".o q vc acha que é a palavra da ciencia??
a biblia é um livro sagrado mas é um livro seu genero é interpretativo,e esses texto exigem ferramentas teologicas para interpretar.entender para nao se fazer heresia.a interpretaçao do texto é cientifica a revelaçao do texto é espiritual.
em efesios cap 4 verso 11 diz:e3 ele mesmo deu uns para apostolos outro para profetas outro para pastores outros para evangelista e outros para doutores.o q vc acha que é o ministerio de doutor???isso nao é a ciencia mencionada em corintios a pouco???veja a ciencia q tinha o livro de hebreus,foi um doutor que escreveu sendo impossivel ler e dispensar um dicionario para q se entenda.
agora quando vc fala de sabedoria humana e ciencia humana tem q explicar melhor para q nao só eu mas todos os leitores entenda do que se trata porq ate agora só citei ciencia biblica ,extraidos da propria biblia,sabedoria humana e quando uma pessoa sem entendimento procura se justificar o que nao acontece aqui.agora se voce quizer me explicar o que é sabedoria humana e sabedoria espiritual estou pronto para ouvir.alias o que parece ha alguns q falam na carne com sua sabedoria e uns q falam pelo espirito e com conhecimento.
entao dizer q as pessoas falam pela sabedoria humana é julgar outrem ,concordo com vc quando nao aceitamos q o outro pode estar com algum fundamento é facil dizer q tal fala pela sabedoria dele,isso realmente é orgulho,mas se falamos com sabedoria na palavra a biblia já é um livro inspirado q nao tem como ser do homen,falando dela ela já é palavras de sabedorioa e vida.nao vou mais proseguir nesse discurso é irrelevante.deus abençoe
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 10-12-2012 20:40
Verdade, eu devo ter me expressado equivocadamente, quanto ao tipo de ciência, eu peço desculpas também ao irmão, com certeza você tem muito mais janela no evangelho do que eu, sem dúvidas, mas com tanto discernimento por parte do Irmão, eu tenho certeza que sabes o tipo de Ciência que quero dizer. A ciência é muito boa e conveniente quando ela não entra em um campo que não pertence a ela, entendi a sua justificativa, por todas as coisas que ela tem feito no campo material, ela é tremenda! Mas quando se trata da palava de Deus ela deixa lacunas imensas!
E você disse bem, o assunto sobre ciência é irrelevante mesmo, pois não era essa a proposta inicial quando comecei a comentar aqui nesta página, o assunto era sobre CORPO, ALMA E ESPÍRITO, me desculpe se te aborreci por algum motivo, e estarei a disposição para aprender o que for necessário e talvez passar o que Deus tem colocado em meu Coração, desde já que Deus te abençoe e continue te iluminando por muitos outros 20 anos para que possamos ganhar mais e mais ALMAS para o Deus de Abraaão, Isac e Jacó em Cristo Jesus!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # davi dantas 12-01-2013 16:39
A paz de cristo irmão
respondendo sua pergunta,a biblía diz q a obra de feitiçaria é pecado(gálatas 5.20 e21)
porq Deus usaria esse meio para falar com Saul?,saul procurou Deus da maneira correta mais Deus ñ respondeu,aquele espirito ñ era da parte de Deus..se aceitarmos isso estamos errando nas escrituras.o diabo pode se transformar até em anjo de luz para enganar sabia?Deus havia rejeitado saul e diz Biblia(numeros 23.19)por ele voltaria na sua palavra? e espirito de modo alguns afirma q veiio em nome de Deus..alias na traduçao original o espirito disse q saul e seus parentes seriam mortos mas,a biblia fala de mefibozete o filho de jonatas neto de saul.
Deus é santo é continuará assim pois sua justiça o zela em santidade
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # aninha 13-01-2013 14:44
Quando falamos em alma, falamos de nós mesmos.
Por exemplo, os servos de Deus são direcionados a ganhar almas, que é o mesmo em ganhar pessoas.Não existe este mistério de separação de alma.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 13-01-2013 16:57
Irmã, por isso que as pessoas vivem nesse sofrimento que hoje vemos, por fazem uma grande confusão com sua própria natureza e composição, Deus não faz as coisas desorganizadas irmã, cada coisa tem o seu lugar certo na criação do Senhor, se esse mistério de separação não existisse Deus não teria permitido ele ser colocado nas páginas das Sagradas Escrituras. Mais uma vez repito, Deus não é Deus de confusão, ele não cria nada misturado e bagunçado; e para terminar só uma ressalva; aprecie como Deus é perfeito: Dos 4 elementos, TERRA, ÁGUA, AR E FOGO Deus criou o ser humano, os quatro elementos estão juntos em um mesmo ser, mas fazem cada o seu papel, e se um deles estiver fora de sincronismo, nós não suportamos essa assincronia, isso quer dizer que, a nossa natureza divina, que é a ALMA e o ESPIRITO que são imortais (até a volta do Senhor), também devem trabalhar sincronizadas, por que se vc viver mais em função de sentimos (ALMA), morrerá. Mas viver em função do ESPÍRITO (sabedoria, inteligência, vontade de Deus segundo seu Palavra) Viverá Eternamente. Leia mais a Bíblia, ela lhe conduzirá ao caminho!
E Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará (João 8:32)

A Paz a todos, e que Deus abençoe a todos!
Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos. (Salmos 119:135)
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # sansao 13-01-2013 18:21
NO VELHO TESTAMNTO O HOMN ERA VISTO COMO UM TODO MAS NO NOVO TESTAMNTO JESUS FEZ UMA MENÇAO DIFERENTE,NAO É ERRADO ACHAR Q ALMA SOMOS NOS MESMO MAS NAO PODEMOS SUPRIMIR A IDEIA "ALMA" =DE UM SER ESPIRITUAL.EM MATHEUS CAP 10 VERSO 28 JESUS DISSE:NAO TEMAIS OS Q MATAM O CORPO E NAO PODEM MATAR A ALMA,ANTES TEMEI AQUELE Q PODE MATAR O CORPO E FAZER A ALMA PERECER NO INFERNO.
AI SE VE JESUS FAZENDO DISTINÇAO DE CORPO E DE ALMA.
QUANDO DIZ Q PODEM MATAR O CORPO E NAO A ALMA SE VE Q NAO SE TRATA SOMENTE DE UM UNICO SER.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # sansao 13-01-2013 18:22
# sansao 13-01-2013 18:21
NO VELHO TESTAMNTO O HOMN ERA VISTO COMO UM TODO MAS NO NOVO TESTAMNTO JESUS FEZ UMA MENÇAO DIFERENTE,NA O É ERRADO ACHAR Q ALMA SOMOS NOS MESMO MAS NAO PODEMOS SUPRIMIR A IDEIA "ALMA" =DE UM SER ESPIRITUAL.EM MATHEUS CAP 10 VERSO 28 JESUS DISSE:NAO TEMAIS OS Q MATAM O CORPO E NAO PODEM MATAR A ALMA,ANTES TEMEI AQUELE Q PODE MATAR O CORPO E FAZER A ALMA PERECER NO INFERNO.
AI SE VE JESUS FAZENDO DISTINÇAO DE CORPO E DE ALMA.
QUANDO DIZ Q PODEM MATAR O CORPO E NAO A ALMA SE VE Q NAO SE TRATA SOMENTE DE UM UNICO SER.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 13-01-2013 20:53
Irmão, analise as escrituras com mais profundidade, seu argumento é muito superficial para justificar a idéia que vc tem sobre CORPO, ALMA E ESPIRITO, leia mais os livros de João, Mateus e Medite a respeito dos comportamentos de Jesus teve quando falava a respeito da ALMA, o corpo para Deus não tem a minima importância, porque ele voltará para o PÓ; analise com mais atenção, e você entenderá a importância que o Senhor dá a nossa ALMA e ESPIRITO, a Biblia é muito clara com respeito a função da Nossas ALMA e ESPIRITO, só não vê quem não quer.

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida.
João 5:39-40

Fica na Paz!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # denis 13-01-2013 22:14
o corpo tem imortância para Deus sim.vejamos.(1 tessalonicenses 5:23) e o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo,vosso espírito,alma e CORPO...(ROMANOS 6:12-13) não reine o pecado em vosso CORPO mortal para lhe obedecerdes erm suas comcumpiciencias.nem tão pouco apresenteis os vossos MEMBROS ao pecado por instrumento de iniguidade.(I TIMOTEO 2:9) que de modo as MULHERES se vistam em TRAJE HONESTO COM PUDOR E MODESTIA.....pudor quer dizer:sentimento de vergonha.A mulher que veste um traje marcando o corpo não tem pudor,está em PECADO contra Deus.corpo,alma e epíritos pertencem a Deus e devemos conservar integros com manda a bíblia (1 tessalonicensses 5:23)
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 14-01-2013 14:01
Sim, irmão, o corpo é importante para a santificação do ser humano, porque é por ele que o pecado entra, e para que isso não aconteça Deus orienta que vc use-o como instrumento de Justiça, porém o assunto aqui não entender a funcionalidade do corpo, uma vez que o memo é usado pela ALMA OU PELO ESPIRITO do homem como ferramentas para justiça ou para injustiça, tanto que Jesus orientou a não termos medo de quem pode matar o corpo, mas sim temer a quem pode fazer perecer não só o corpo como também a ALMA e isso é o que importa verdadeira mente, porque depois que o corpo morrer o que vai ficar? Claro que o corpo tem sua importância, mas mais importante ainda, é tua ALMA e teu ESPIRITO que fazem uso desse corpo como desejam, conforme estão doutrinados (ensinados); e tenho certeza também que tudo é de Deus, tanto CORPO como ALMA como ESPIRITO, mas o assunto em questão aqui é entender como funcionam ALMA e ESPIRITO, pois o papel do nosso corpo físico está muito claro e não precisar ser um sábio para discerni-lo.
Lembre-se que o CORPO é instrumento de Justiça ou Injustiça, Vaso de Honra ou Desonra, depende de como trabalha a ALMA e o ESPIRITO do ser humano.
Fique na Paz e que Deus abençoe a todos!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # sansao 14-01-2013 21:51
IRMAO PAZ.
PARECE Q O IRMAO TEM UM CONHECIMNTO PROFUNDO DA ESCRITURA,MAS NAO O ENTENDIMNTO.CONFORME TEU PROPRIO ARGUMNTO VC DIZ QUE É PELO CORPO QUE O PECADO ENTRA MAIS AO MESMO TEMPO FALA Q O CORPO É O INSTRUMNTO E É USADO PELA ALMA OU PELO ESPIRITO DO HOMN COMO FERRAMNTA DE JUSTIÇA
PRIMEIRO VC DIZ Q ALMA TEM SUA FUNCIONALIDADE EM OUTROS ARGMNTOS,MAS NAO SABE DESCINIR POIS ACABOU DE ARGUMNTAR "ALMA OU ESPIRITO"MOSTRANDO Q ESTA INDECISO NESSA PARTE.QUE CONFUSAO É ESTA??????DIZ QUE O PECADO ENTRA PELO CORPO MAIS AO MESMO TEMPO DIZ Q O CORPO É INSTRUMNTO DA ALMA OU ESPIRITO.
UÉ SE O CORPO É INSTRUMNTO DA ALMA ENTAO O PECADO NAO ENTRA PELO CORPO E SIM PELA ALMA QUE USA ELE COMO INSTRUMNTO O LEVANDO A PECAROLHA ANTES DE PRESUMIR Q ALGUEM TEM UM CONHECIMNTO SUPERFICIAL DEVIA TOMAR CUIDADO POIS VC AFIRMA UMA COISA E AO MESMO TEMPO OUTRA,MOSTRANDO QUE ESTA EM CONFUSAO DE ESPIRITO.
O HOMEN TANBM É VISTO COMO UM TODO,SENAO NAO HAVIA NESCESSIDADE DE DEUS TRANSFORMAR O CORPO CURRUPTIVEL NUN CORPO DE GLORIA E PEDIR A SANTIFICAÇAO DO MESMO.
OU SERA Q NA TERRA CELESTIAL VAMOS VIVER SÓ COM A ALMA???SEM CORPO???
VEJO QUE ESTA BEM CONFUSO POIS JA MOSTREI PARTES DA BIBLIA QUE FALA CLARAMNTE Q ALMA TEM UMA FUNCIONALIDADE E ESPIRITO TEM OUTRA E AO MESMO TEMPO NA BIBLIA ATRIBUI-SE AS MESMA FUNCIONALIDADES TANTO A ALMA QUANTO AO CORPO.
NAO SE PODE TOMAR SÓ AS PARTES DA BIBLIA Q FUNDAMNTA TUA TESE E IGNORAR AS OUTRAS.
ISSO É SER PARCIAL.
NAO ADIANTA POSTARMOS ARGUMNTOS SE NAO LERMOS .
DA OUTRA VEZ MOSTREI AS PASSAGENS E O IRMAO APELOU PARA AS TRADUÇOES ,AI RELÇATEI TODO HISTORICO DAS TRADUÇOES O IRMAO NAO CONSIDEROU.
SÓ Q MESMO ASSIM PELO TEU PROPRIO ARGUMNTO FICA CLARO Q VC AINDA NAO DEFINIU O Q SEJA ALMA E O QUE SEJA ESPIRITO.DEFINA-SE MELHOR
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 14-01-2013 23:05
PAZ A VC TAMBÉM IRMÃO!

QUANTO A ESSE ASSUNTO, TENHO MINHAS CONVICÇÕES BEM DEFINIDAS, E NÃO PARTEM APENAS DE PONTOS ISOLADOS E SUPERFICIAIS, NEM TEM CONFUSÃO NENHUMA NO QUE COLOQUE, É APENAS QUERER ENTENDER, COLOCA UM CORPO SEM ALMA E SEM ESPIRITO PARA VER O QUE ELE FAZ, ELE SERÁ COMO UM ANIMAL IRRACIONAL, SEM ENTENDIMENTO, NÃO VOU ME ALONGAR NESTA CONVERSA, APENAS VOU COLOCAR AQUI O QUE LI NA BÍBLIA E VOU SER MUITO CLARO E RÁPIDO, QUANTO A SEU CORPO CELESTIAL NÃO SE PREOCUPE AINDA COM ELE, POIS AINDA NÃO FOMOS TRANSFORMADOS, E NINGUÉM SABE COMO SERÁ ESSE CORPO, ENTÃO NÃO SOFRA POR ANTECEDÊNCIA .
VOU FALAR MUITO RÁPIDO, ENTENDA SE QUISER:

ALMA = Sentimentos, Necessidades, Vontades, Fraquezas que se denomina na Bíblia como Carne!

ESPIRITO = Saber, Consciência, Razão, (sabe o que é certo ou errado) que se denomina na Bíblia como Espirito.

AGORA SEJA HONESTO CONSIGO MESMO MEU IRMÃO; deixe seus sentimentos conduzir a sua vida para ver onde vc vai parar, Sinta ódio e Mate, Cobice algo e Alcance pela cobiça, Queira algo sem poder te-lo e possua-o! AS CADEIAS ESTÃO CHEIAS DE PESSOAS QUE VIVEM EM FUNÇÃO DE SEUS SENTIMENTOS E VONTADES, E NISSO NÃO HÁ NADA DE CONFUSO MEU IRMÃO. A VERDADE É QUE TODO MUNDO SABE O QUE CERTO FAZER, NÃO FAZEM PELA CORRUPÇÃO DE SUAS ALMAS (carne); PORQUE JESUS DISSE: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. QUE TIPO DE CONFUSÃO HÁ NISSO?
E pra vc não dizer que essa passagem é um texto isolado, leia o contexto geral e vc verá que os discípulos manifestarão suas fraquezas humana, quando sentiram sono e dormiram, não permaneceram no ESPÍRITO!

MAIS BEM DEFINIDO DO QUE ISSO, SÓ SE DESENHAR, FICA NA PAZ!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # sansao 15-01-2013 19:15
BOM ENTAO ACHO Q VC NEM PERTOU ATENÇAO NO ARGUMNTO Q ESCREVEU ACIMA VOU RECITAR Q ESCREVEU:

0 # Nascido da Água e do Espírito 14-01-2013 14:01
Sim, irmão, o corpo é importante para a santificação do ser humano, porque é por ele que o pecado entra, e para que isso não aconteça Deus orienta que vc use-o como instrumento de Justiça, porém o assunto aqui não entender a funcionalida de do corpo, uma vez que o memo é usado pela ALMA OU PELO ESPIRITO do homem como ferramentas para justiça ou para injustiça...
aqui vc se mostra confusop nao sabe se é pela alma ou corpo mostrandp claramnte a indefiniçao.sejamos sincero nisso.amigo outra coisa:NAO EXISTE NA BIBLIA ISSO ESSA DIVISAO Q VC FEZ DE FUNCIONALIDADE ISSO É ESPECULAÇAODA PISICOLOGIA E FILOSOFIA,NAO ESTA DEFENIDO NESSES TERMOS,É DEFINIÇAO SUA.É UMA HISTORIA BEM BONITA MAS NAO CONVENCE.
TEM MAIS NUNCA DISSE Q VIVO PELOS SENTIMNTOSQ ALIAS SAO FRUTOS DA SENSIBILIDADE PARTE NEUROLOGICA.
QUER DIZER Q UM ESPIRITO TEM SENTIMNTO??ESTRANHO.VC TEM UMA CONCEPÇAO DE ALMA VETERO_TESTAMNTARIA,NAO ESTA ERRADO NESSA LINGUAGEM MAS NO NEO-TESTAMNTO ALMA É APLICADA COMO ENTIDADE ESPIRITUAL.A BIBLIA É UM TODO.
TEM Q SER ANALISADA NUM TODO.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Nascido da Água e do Espírito 15-01-2013 20:14
IRMÃO, ESQUECE ISSO AQUI:
(0 # Nascido da Água e do Espírito 14-01-2013 14:01
Sim, irmão, o corpo é importante para a santificação do ser humano, porque é por ele que o pecado entra, e para que isso não aconteça Deus orienta que vc use-o como instrumento de Justiça, porém o assunto aqui não entender a funcionalida de do corpo, uma vez que o memo é usado pela ALMA OU PELO ESPIRITO do homem como ferramentas para justiça ou para injustiça...
aqui vc se mostra confusop nao sabe se é pela alma ou corpo mostrandp claramnte a indefiniçao.sejamos sincero nisso.amigo outra coisa:
)

Vou te passar um texto, veja se consegue entender:
Humildemente sem nenhuma pretensão, não precisa aceitar.

Esse texto eu publiquei em um Blog, Medite nisso, todos que lerem.

Quero expor aqui, humildemente, o resultado de muita reflexão e estudo; E que o mesmo Espírito que me revelou essas coisas, façam aqueles que vão ler este conteudo entenderem, pois, somente a alguns é dado receber a palavra do SENHOR, conforme (Mateus 13:11).
Esse é um assunto muito complexo, porém, os argumentos que tenho, com embasamento (Bíblico) são muito consistentes!
Como diz a Bíblia, somo compostos de Corpo, Alma e Espirito certo?
E de modo algum Deus pode ir contra o que ele mesmo colocou em sua palavra ou discordar de sua criação, se ele diz que temos CORPO, ALMA E ESPÍRITO,assim é!
Vamos refletir um pouco sobre tudo isso usando a própria Bíblia. Tenha uma Bíblia em mãos, pois, para o comentário não ficar muito maior do que ficará, não colocarei algumas passagens descritas aqui, porém as referências estarão a disposição.
Desde já quero com todo respeito e humildade, que meus comentários não tem o intuito de desfazer nem desmerecer qualquer das pessoas que venham a ler este conteúdo, pois todos somos iguais perante o nosso SENHOR JESUS CRISTO, e ninguém é dono da verdade absoluta, a não ser nosso SENHOR o CRISTO, pois segundo Paulo em (I Corintios 13:12) ele diz: Pois,agora vemos mediante espelho, obscuramente mas então veremos face a face. Agora conheço em partes; mas então conhecerei também como sou conhecido, amém?
Vamos então ao assunto: Você é composto de Corpo, Alma e Espirito, (esse espírito o qual me refiro não é o folego de vida não!) Muita atenção!
Primeiro: Vamos partir do principio que cada uma dessas três composições necessitam de um tipo de alimento, veja só... Seu CORPO Físico necessita de que tipo de ALIMENTO? Não seria do Arroz, Feijão e Água que vc come todos os dias? Pois bem... Ai está o alimento do seu CORPO.
Vamos para o alimento da sua ALMA agora: Qual o alimento que satisfaz nossa ALMA? Realizar as vontades de nosso coração, seja lá qual for, praticando o bem ou o mal, realizando vontades individuais, um exemplo simples e prático é quando você sente raiva de alguém, qual é a vontade que vc tem? Não seria de se vingar da pessoa que lhe ofendeu ou lhe bateu? Pois então, esse sentimento é proveniente de sua alma. Observe está passagem de (Provérbios 4:23), sobre tudo o que deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Veja que a palavra manda-nos tomar cuidado com nossos pensamentos, pois o que pensamos fazemos (revidar uma agressão), veja que CORAÇÃO se define como sede dos pensamentos, da vontade e dos sentimentos. Porque tudo que vc sente... (olha a sequência)... SENTE VONTADE DE FAZER, se vc fizer, e não for para o BEM, alguma consequência desagradável essa atitude varia gerar.
Muito bem... depois falamos mais sobre a ALMA, falemos agora sobre o ALIMENTO DO ESPIRITO.

CONTINUA...
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # sansao 16-01-2013 02:33
CARA É MUITO DIFICIL CONVERSAR COM VC SÓ REPETI O TEU TEXTO E VC ME MANDOU ESQUECE-LO REPETI ELE PARA TE MOSTRAR Q PELO Q VC ESCREVEU VC NO FUNDO TEM DUVIDA DO QUE SEJA ALMA E ESPIRITO MAS NAO ADIMITE E QUER PASSAR A FORÇA O Q VC ACHA.
JA TE MOSTREI NA BIBLIUA Q ALMA E ESPIRITO A BIBLIA ATRIBUI AS MESMA FUNÇAO TANTO PARA UM COMO PARA OUTRO,E VC INSISTE EM SEPARAR,ACHO Q VC NEM LE MEUS ARGUMNTOS ISSO É EGOISMO,SE LE ENTAO ME EXPLIQUE E NAO SAIA DESSE ASSUNTO:PORQ A BIBLIA AFIRMA Q A ALMA SE ANGUSTIA E DEPOIS É O ESPIRITO QUE SE ANGUSTIA???RAQUEL MULHER DE JACO A BIBLIA FALA Q ELA MORREU "PORQ A ALMA LHE SAIU AI ATRIBUI SE A VIDA A ALMA DEPOIS NA CRUS SE ATRIBUI A FALTA DA VIDA QUANDO JESUS ENTREGA O ESPIRITO AO PAI.SE VE Q TANTO PARA UM COMO PARA OUTRO SE ATRIBUI AS MESMA FUNÇAO,PODERIA FICAR CITANDO AQUI TODAS AS REFERENCIAS MAS VC NAO ADIMITE.É INUTIL CONTINUAR COM TUAS EXPLICAÇOES QUANDO A BIBLIA FALA AO CONTRARIO.
ESSA DIVISAO QUE VC FAZ NAO EXISTE.SERA Q TUA OPINIAO É MAIOR QUE A BIBLIA?
ENTAO PELAMOR DE DEUS NAO FUJA DO ASSUNTO E EXPLIQUE PORQ A BIBLIA ATRIBUI TANTO A ALMA QUANTO PARA O ESPIRITO AS MESMA FUNÇOES TORNADO-SE IMPOSSIVEL DEFINIR ALMA DE ESPIRITO?EXPLIQUE ISSO SEM FUGIR DO ASSUNTO.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 16-01-2013 10:37
BOM IRMÃO, VEJO QUE SÃO VÃS AS TENTATIVAS DE CONTINUARMOS INSISTINDO NESSE ASSUNTO, VC TEM SUAS CONVICÇÕES E EU TENHO AS MINHAS, VOCÊ NÃO ACEITO MEUS ARGUMENTOS E EU NÃO ACEITEI OS SEUS, SOMOS DOIS PECADORES, E NÃO ESTAMOS, NENHUM, NEM OUTRO COM A TOTAL RAZÃO, ENTÃO IRMÃO, PREFIRO NÃO MAIS TOCAR NESSE ASSUNTO CONTIGO, QUANTO A SUA ACUSAÇÃO DE EU ESTAR FUGINDO DO ASSUNTO, ESSE É O SEU ENTENDIMENTO, MAS A TODO MOMENTO FALEI A RESPEITO DO TEMA QUE SE SEGUE, LI TODAS AS SUA REPLICAS, SÓ ACHEI QUE PARA MIM ELAS NÃO ESTÃO COERENTES COM QUE ENTENDO A RESPEITO DO ASSUNTO, PORTANTO, CADA UM ENTENDA E PRATICA DA MANEIRA QUE MELHOR LHE APRAZ QUE EU FAREI O MESMO, DO MAIS, O QUE IMPORTA É QUE VC CRÊ NO MESMO DEUS QUE EU; E QUE NO TEMPO DETERMINADO POR ELE, TUDO SERÁ REVELADO AOS QUE NELE CONFIAM E NAS MÃOS DELE COLOCAM SUA VIDAS, FICA COM DEUS E QUE O SENHOR TE ABENÇOE, LOUVADO SEJA DEUS!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da Água e do Espírito 15-01-2013 20:16
Essa parte da nossa trindade, se podemos assim dizer, é a que mais precisa de ATENÇÃO. Conheçamos o ALIMENTO do espirito: Por acaso não seria a palavra de DEUS? Mas de um modo geral, é só a palavra de DEUS que alimenta nosso espirito? Não! Nosso espirito se alimenta de informações de um modo Geral, proveniente de vários veículos como TV, Radio, Livros, Revistas, ensinamentos de Papai e Mamãe, enfim... Porém, só a palavra de DEUS é Espirito e vida, como está escrito em (João 6:63), o resto das informações que são absorvidas pelo nosso espirito é proveniente do MUNDO, e como diz a palavra em (I João 5:19), o mundo todo está no maligino, amém? Nosso Espírito é o nosso saber (saber de ter inteligência e consciência)
Então, são esses os tipos de alimentos que damos a nossa trindade HUMANA. Então vamos agora ver dentro da palavra de DEUS os Pontos que nos mostra essa separação. (A respeito do CORPO não precisamos nos apronfundar muito, até mesmo porque o corpo é o que vemos e pegamos, é a matéria e não exige muitas explicações), o que precisamos entender é a respeito da Alma e do Espírito do HOMEM, Amém? Que DEUS SEJA LOUVADO!
Olha que lindo agora, veja como a palavra fala conosco! Leia a passagem de (João 12:27), podemos perceber que até mesmo JESUS foi tentado por sua ALMA, (quando falamos de ALMA, falamos de SENTIMENTOS), JESUS sentiu medo do momento que estava por vir, a saber,sua CRUCIFICAÇÃO e MORTE, (espero que todos que leêm essa passagem vejam isso, verdadeiramente), JESUS foi tentado a desistir de sua missão, veja a pergunta que ele faz em seguida para si mesmo, leia em sua Bíblia; mas aí entra em questão uma outra passagem, leia (Mateus 26:41), o SENHOR diz que o Espirito está pronto mas a CARNE é fraca, (quando ele fala de CARNE aqui, ele se refere a ALMA, que por sua vez se refere a SENTIMENTOS).
Observe a passagem de (Jeremias 17:9), Jeremias diz: enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (quando Jeremias fala de CORAÇÃO, ele se refere a nossa ALMA corrompida, herança do primeiro ADÃO, que se agrada em viver para si mesmo e rejeita as Leis e Estatutos do SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS). Da nossa ALMA é proveniente todo o tipo de maus SENTIMENTOS, que segunda a palavra são as OBRAS DA CARNE (Gálatas 5:16-21), não deixe de ler na sua Bíblia. Agora veja na sequência o que diz (Gálatas 5:22,23), dos Frutos do Espirito segundo a vontade de DEUS em CRISTO JESUS. Voltemos então para (João 12:27), Jesus faz uma pergunta a si mesmo e REPONDE a si mesmo, só que quando ele RESPONDE, ele coloca o ESPIRITO EM AÇÃO, lembra da passagem de (Mateus 26:41), a CARNE é fraca mas o ESPIRITO está pronto? Sua natureza HUMANA tenta corrompe-lo, mas o FILHO DO HOMEM é forte ESPIRITUALMENTE, e sabe que a GLÓRIA da última casa será maior do que a da primeira, ALELUIA!
Veja o que diz (Hebreus 4:12), observe o PODER da palavra de DEUS: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da ALMA e do ESPÍRITO, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os PENSAMENTOS e intenções do CORAÇÃO. Vou lhes mostrar mais uma passagem dentro da Bíblia, que demonstra que JESUS mais uma vez foi tentado pelos seus SENTIMENTOS, (provenientes de sua natureza HUMANA), pois ele se fez HOMEM e habitou entre os homens, mas ele também tinha uma natureza DIVINA, (assim como nós também temos) porém a palavra nos diz que ele se despojou dessa natureza para ser o CORDEIRO de DEUS, para que padecesse em tudo que sofremos, e ainda MAIS em sua carne, do contrário ele não poderia servir como CORDEIRO de DEUS.Veja (Mateus 26:38), e isso aconteceu momentos antes de sua prisão.

CONTINUA...
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+2 # Nascido da Água e do Espírito 15-01-2013 20:18
Pois bem meus irmão, por isso se diz que devemos andar em Espírito, porque como diz as Escrituras: (Mateus 26:41) Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o Espírito está pronto, mas a Carne é fraca. Jesus disse essas palavras justamente quando terminou de orar e pegou seus discípulos dormindo, (vejam que eles sentiram sono e dormiram, olha a palavra SENTIRAM, proveniente dos sentimentos e necessidades humanas).
Pergunto a vocês: Por que a Bíblia diz que a ALMA tem que ser salva? Por acaso ela fala sobre salvação do Espírito? Não! Inclusive em Eclesiastes 12:07 diz que quando morremos o ESPÍRITO volta para DEUS, porém esse espírito, o qual a passagem se refere, é o FOLEGO de vida, no entanto a Bíblia não fala da salvação do Espírito; Sua Alma sofrerá as consequências das escolhas do seu Espírito se você se deixar ser movido pelos seus Sentimentos da ALMA. Agora pergunto: Quando vc está passando por alguma angustia em sua vida, o que fica abatido, o Espírito ou a Alma? Nas passagens que me referi Jesus disse que sua ALMA ESTAVA EM ANGUSTIA, OU PERTURBADA, ou ainda em outra versão Diz que ELE ESTÁ SENTINDO UMA GRANDE AFLIÇÃO. A angústia produz tristeza, e, o que é a tristeza senão um SENTIMENTO? Quando perdemos um ente querido o que se abate? A nossa ALMA! Ainda a respeito de nosso ente querido veja como JESUS não vivia cheio de SENTIMENTOS, leia esta passagem (Lucas 9:60). Com Jesus não tem Emocionalismo, se assim posso dizer, Por isso irmãos não podemos viver em função de nossas emoções, nossa fé não pode ser EMOTIVA, mas SOBRENATURAL, INTELIGENTE! Agora meus irmãos, imaginem; já é ruim sofrer aqui nessa terra estando com CRISTO JESUS no CORAÇÃO, imaginem o quanto sofrerá aquele que for para o INFERNO por não aceitar CRISTO como SENHOR E SALVADOR de sua VIDA... LEIA (Lucas 16:19-31), essa passagem não é uma Parábola nem aqui nem no tempo vindouro como alguns interpretam, em algumas bíblias a editora colocou seu titulo como parábola equivocadamente, ela relata o sofrimento da Alma do rico através de uma testemunha verdadeira Cristo Jesus, veja que ele ainda cita peculiaridades da época, que os irmão do rico tem Moisés e os Profetas, que eles os ouçam; fala ainda de Abraão que confortava Lazaro, conclusão! Isso é um relato do que acontecerá com os que morrerem sem Cristo Jesus.
Veja, Leia o que Paulo Diz em (I Tessalonicenses 5:19-23). Veja que Paulo nos orienta a não mancharmos nosso Corpo, Alma e Espírito, e como será possível mancharmos esses três itens da nossa trindade?
Evitando essas coisas:
Corpo: Usando o mesmo como instrumento ao Pecado, adultério, prostituição, vícios entre outras práticas.
Alma: Satisfazendo as vontades de nossa natureza humana, agindo em função de nossas emoções.
Espírito: Alimentando-nos dos ensinamentos do mundo, com livros contrários ao Evangelho, Apredendo o que a TV nos ensina.
Veja o que Paulo diz em Romano 12:2 Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus, pois também está escrito em (Efésios 6:12) Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nas regiões celestiais. A passagem diz que não adianta matarmos uns aos outro, guerras entre as nações, discutirmos com nossos irmãos a respeito da lei, como está em (Tito3:9); As lutas são contra os espíritos malignos nas regiões celestiais. Vejam só os espiritas que leem Paulo Coelho, Chico Xavier entre outros, se alimentam de coisas espirituais do mal, porém, é o alimento que lhes apresentaram e eles aceitaram como verdades, fazer o que? Oremos por eles porque quem faz a obra é o SENHOR

Tente entender irmãos.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # cclajus 14-06-2013 08:40
Maravilhoso esse estudo diz tudo oque realmente penso sobre,corpo,alma e espírito quebra qualquer doutrina errônea a cerca do sono da alma,divisão da alma e do espirito e muitas outras doutrinas errôneas que vemos por ai.estão de parabens.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Moysés Magno Lima 20-08-2013 22:55
Encontrei este espaço agora.É simplesmente de grande utilidade.Além dos subsidios colhidos dos diversos assuntos,fortalecendo a fé,no0s supre de maneira prática para a evangelização.Agradeço aos irmãos pela preciosidade deste espaço.

Moysés Magno
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # gildeth batista 29-09-2013 10:03
gostei muito deste site acheio por acaso, sobre questão da alma surgiu uma polemica muito grande que teve uma hora que os dois falavam a mesma coisa só que com palavras diferentes, que bom eu gostei muito sou leiga sobre questões biblicas,a unica coisa que entendo que muitas palavras na lingua portuguesa não existe para o ocidente, algumas palavras escristas na biblia foi completada pelo tradutor por não entender o que estava escrito, foi traduzida muitos anos depois para o latim e depois para o portugues pois se tratava de varias linguas; que muitas delas já não existe mais e as pessoas que sabiam morreram e não deixaram legado algum por ser a maior parte analfabetos uma lingua mais falada do que escrita. que bom encontramos pessoas, assim que usam conhecimentos biblicos numa tese em que outras pessoas debatem bom para mim que aprendo, parabéns a todos.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Fatima Aparecida Guinaim 14-03-2014 18:33
Na verdade falou-se muito a respeito de alma e espirito, mas nada ficou claro. O que percebo e que cada um quer dar sua própria versão , mas entendimento verdadeiro da PALAVRA DE DEUS tem-se muito pouco, não que eu seja expert, mas se alguém que tenha pouco conhecimento ou nenhum da Biblia ler estes comentários, ficara bastante confuso. O que eu sempre acreditei e aceitei como verdade desde que aceitei JESUS como meu Salvador, foi que somos CORPO,ALMA,ESPIRITO. O corpo e nossa constituição física, a alma e nossa psique e o espirito e o folego de vida, no qual habita o ESPIRITO SANTO para aqueles que tem o SENHOR como salvador.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Nascido da água e do Espirito 15-03-2014 01:35
Boa Noite a Todos!
Minha cara Fátima, você foi uma das poucas pessoa que não entenderam o que foi exposto nos textos, mas como você mesmo disse: você tem pouco conhecimento ou nenhum; O segredo do entendimento da Palavra de DEUS é ter um relacionamento com DEUS, lendo a BIblia frequentemente, como vc quer compreender aquilo que se discerne Espiritualmente, como vc pode ver várias pessoas compreenderam.
Vou tentar em poucas palavras fazer vc entender:
Uma observação: Ainda bem que vc sabe somos formados por CORPO, ALMA E ESPIRITO, esse o primeiro grande passo, porque tem pessoas que ainda não sabem.
Com relação ao que você Disse referente ao Espirito ser o Sopro de Vida ou Folego de Vida como está em algumas Traduções, você pode até estar certa, mas quando vemos os escritos traduzidos e transliterado de forma correta do Hebraico e do Aramaico, vemos a Palavra diz que DEUS em Gênesis 2:7 que Deus Soprou nas narinas do Homem Fôlego de Vida ou Alento de Vida e o homem ser tornou ALMA vivente. Ainda que fosse verdade que o Ar que respiramos fosse Espirito, tal espirito não nos dá direcionamento nenhum, muito pelo contrario do que a Palavra diz sobre o Espirito que Temos, que pensa, sabe, tem inteligencia, sabedoria (se vem de DEUS), Se o Espirito é do mundo também faz as mesmo coisas, porém de forma contraria, contra o que é VONTADE DE DEUS, Jesus disse em João 6:63 ESPIRITO E VIDA É A PALAVRA DE DEUS, se você teme a Deus tem o Espirito de Deus dentro de você que é a própria Palavra de Deus, então vc vive de acordo com o que DEUS prospectou para a sua vida, para minha, enfim...
Quanto ao que você disse sofre a ALMA ser a tal a PSIQUE que vc se refere, está completamente engana; Uma que isso é um conceito Cientifico; Duas, DEUS não inventou nem a PSICOLOGIA nem PSIQUIATRIA, tudo provém de Ciencia humana, e quando se fala de ALMA trata-se de tudo que vai contra a vontade de DEUS, porque é dá ALMA (Sentimento) que provém os males do Mundo; Tem uma passagem que diz o seguinte: "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." Gálatas 5:17 " TRADUZINDO" Porque a ALMA milita contra o ESPIRITO e o ESPIRITO contra a ALMA. "TRADUZINDO DE NOVO" O que é ERRADO(Sentimento, Alma) milita contra o que é CERTO(Espirito, o que é certo) Faça um teste você mesma, Quando você toma um TAPA, qual é sua primeira reação? Não é se irar e revidar? Sua Alma, seu sentimentos se revoltam contra aquela atitude do seu próximo e vc quer descontar o mal que Sofreu; Isso provém da ALMA dominadora, esse comportamento agressivo provém de Sentimentos e é a tua ALMA que produz os seus sentimentos. Agora o Espirito: Jesus disse: NÃO VOS VINGUEIS A VÓS MESMO; ele disse pra você revidar a agressão que sofreu, porque a DEUS pertence a vingança, AI QUANDO VC OBEDECE ESSA PALAVRA VC FAZ AGIR O TEU ESPIRITO que é conhecedor do ESPIRITO DE DEUS, porque Jesus nunca Revidou as agressões que sofreu, então ele permaneceu no Espirito, que é a vontade de DEUS. Isso não é o meu entendimento nem a minha própria interpretação, mas está escrito na Bilbia que é a própria voz de Deus, basta vc aprender a examinar as ESCRITURAS, por isso aconselho que você Leia mais a Palavra de DEUS antes de tomar conclusões precipitadas e equivocadas; falo isso não porque sei todas as coisas, não sei nada e tenho muito mais o que aprender, mas se aprendermos a nos conhecer, segundo os ensinamentos de DEUS e não segundo os ensinamentos da ciências, correremos menos ricos de errar. A sabedoria de DEUS é muito mais Superior do que a dos homens, o problemas é que a Sabedoria de DEUS é simples e a dos homens é complexa e complicada, e como as pessoas gostam de complicar as coisas, elas preferem as palavras bonitas e complexas que a ciências apresenta para a humanidade. Por isso que a Humanidade é Desumana, porque seguem o caminho dos homens e tudo o que não provém de DEUS, provém de satanás; perceba você mesma, o homem é egoísta, narcisista, amante de si mesmo, não pensa no próximo e esse comportamento provém de satanás. Agora DEUS é amor, compaixão, misericórdia e quem ouve DEUS e obedece a ELE passa a entender o que a maioria não entende, porque DEUS FAZ tudo ai contrario do que pensa o homem, ele diz em sua palavra: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9. Então amiga, aprenda a entender DEUS, porque ele te ama e quer melhor para a tua vida, fica com DEUS e que ELE te abençoe em nome de JESUS.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # peregrino 18-03-2014 12:07
Amigo pastor, hoje vemos muitas pessoas que fazem teologia e acabam se perdendo em meio a tantas teorias,a Biblia fala que fomos criados imagem e semelhança de Deus e Deus é Pai,Filho,e Espirito Santo em uma só pessoa,entaõ nos tambem somos corpo,alma e espirito. Quando morremos nosso corpo volta para a terra e a alma vai para o paraiso ou para o inferno e o espirito volta para deus pois a ele pertençe. Espero ter ajudado...
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # peregrino 18-03-2014 12:12
Eu quis dizer PAI, FILHO e ESPIRITO SANTO.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar