MIDIA GOSPEL

Qua10012014

Last update07:16:23

Casamento, divórcio e filhos

Gostou? Comente este artigo no fim da página
menina chorando

Quais os primeiros sintomas comuns de uma crise no casamento?

1. Ausência de diálogo, silêncio
2.
Constantes discussões
3.
Cobrança e apontar erros
4
. Desprazer da vida sexual

Dizem que a primeira crise séria do casamento vem depois do nascimento dos filhos, vc concorda?

Não. Na maioria das vezes a gravidez já é uma tentativa de chamar atenção e solucionar a crise.

Por que o nascimento dos filhos quase sempre traz uma mudança negativa para a vida do casal?

A mulher passa dar quase toda a atenção ao filho; toda mulher é preocupada por natureza. Além disso, a criança exige muito tempo e trabalho. Ainda tem os 40 dias de resguardo. Logo, o marido perde a atenção principal da mulher, não faz sexo por causa do resguardo e o cansaço da mulher e a constante preocupação da mulher com a criança, irrita o marido.

Como se precipitar às crises conjugais?

O Titanic afundou por várias razões. No entanto, a principal foi que seu capitão não ouviu os seis sinais de alerta que dizima que as águas ao norte estavam geladas e que havia icebergs. Ele teimosamente não mudou o rumo para o sul nem diminuiu a velocidade.

A vida emite sinais de alerta o tempo todo: Ultrapassar o limite do cartão de crédito ou usar o cheque especial - sinal de endividamento; o carro que não pega pela manhã e precisa ser empurrado - sinal de que ele vai nos deixar no meio da estrada. A febre - nos diz que temos uma infecção; a dor - nos avisa que alguma coisa está errada com o corpo.

A crise no casamento é até certo ponto benéfica. Ela nos avisa que algo está errado e que o rumo precisa ser corrigido. Quem dá atenção aos sinais e corrige a trajetória, viverá feliz para sempre. O casamento acaba por causa da teimosia em fazer as coisas do mesmo jeito, não mudar o rumo. Não podemos fazer sempre a mesma coisa e esperar resultado diferente.

Em meio à crise, quais as opções práticas para tentar amenizar os problemas?

A maioria dos brasileiros não sabe conversar sem agredir. O casamento que sobrevive à crise é aquele que não briga um com o outro, mas agride o problema. A família perfeita não é aquela que não tem problemas, mas aquela que aprende a resolver os problemas. A família perfeita é imperfeita.

Nunca diga: ''Você me magoou!'' Diga, ''estou magoado'', assim dá para iniciar o diálogo e solucionar a questão.

Quem deve tomar a primeira atitude?

Melhor nunca magoar, pois o marido-esposa magoado é mais difícil de conquistar do que uma fortaleza. Geralmente quem toma a iniciativa é o mais humilde. Mas quando somente um toma a iniciativa da reconciliação, o outro vai casando e acaba por deixar pra lá. Os problemas vão se represando e acabam por virar uma barragem para que o rio do amor possa correr livremente, regando a terra do coração.

Cite alguns conselhos que todo casal deve adotar para ter uma vida conjugal saudável.

1. Nunca se endivide. Tudo o que é barato, por mais barato que seja, se você não precisa é caro.
2. Não deixe acabar o diálogo. No namoro, o casal conversa horas no portão ou pelo telefone. Não responda com monossílabos - sim! Não! To! Ta! Vou! É!
3. Não deixe acabar o romantismo. Não basta acender a fogueira tem que colocar lenha para o fogo continuar a arder.
4. Não esqueça as datas especiais.
5. Não canse de dizer; ''Eu te Amo!''
6. Tenha uma vida sexual ativa.
7. Tem que ficar claro que a esposa-marido e os filhos estão em primeiro lugar.
8. Aprenda a perdoar. Não exija a perfeição que você não tem.
9. Não trabalhe demais. Tire, pelo menos, um dia por semana. Faça ''breaks'' de três em três meses. Tire férias. O diabo não tira férias, mas vive no inferno.
10. Cultive a espiritualidade.

Quando o divorcio é inevitável, de acordo com a sua opinião?

Ninguém pode casar já pensando no divórcio. Que assim faz terá grande possibilidade de divorciar-se.

A meta do relacionamento nunca foi e nunca será a destruição ou extinção da família, mas o saneamento e a purificação das relações que existem entre os seres humanos. As oportunidades aparecem quando os obstáculos são superados; problemas são eliminados abrindo caminhos para o entendimento, a maturidade e o crescimento. O relacionamento deve evoluir e transformar-se, e não deteriorar-se. Tudo isso para você poder viver plena e abundantemente a experiência do amor. O amor atravessa barreiras, une extremos e transforma tudo pôr onde passa; guiado pôr ele, você supera dificuldades, vence limitações, ultrapassa conflitos e alcança aquilo que julgava impossível.

O divórcio só pode acontecer quando todas as possibilidades de reconciliação acabaram ou em casos extremos onde a agressão, a falta de respeito, a infidelidade, o medo, a desonestidade, o vicio, imperam.

Após o divorcio, como lidar com os filhos?

No divórcio não há vencedores, somente perdedores. Os filhos são os maiores perdedores.

1. Não fale mal um do outro para os filhos. Não procure justificar denegrindo o outro.
2. Seja sincero, enalteça as qualidades do outro para os filhos. Eles precisam tanto de você como do outro.
3. Quando estiverem juntos não briguem.
4. Não compre os filhos com presentes, o que eles precisam é de sua presença.
5. Não justifique o divórcio. Diga que você errou. Assuma as conseqüências do seu ato.


Quais os fatores fundamentais para o sucesso de um casamento?

Um relacionamento que dá certo é um edifício que tem que ser construído todos os dias. Quem age motivado pela ira, mentira, amargura, irritabilidade e infidelidade, jamais é feliz. É a paz que alicerça o amor, e não a ira. É a verdade que promove a confiança, e não a mentira. É o perdão que traz a reconciliação, e não a amargura. É a sensibilidade que permite o diálogo, e não a irritabilidade. É a fidelidade que garante que o relacionamento será capaz de durar até a morte, e não a infidelidade. Esquecer estas verdades é um convite ao desastre.

Em quais casos um terapeuta de casais pode ajudar a melhorar o relacionamento?

O terapeuta pode ajudar em todos os casos. Mesmo quando a separação é inevitável, ele pode ajudar a lidar com a mágoa, a perdoar, a continuar vivendo. Quem não aprende a lidar com a dor continuará a construir relacionamentos doentios. Não se pode construir um novo relacionamento deixando assuntos inacabados no passado. Esses assuntos serão como fantasmas assombrando constantemente o presente e inibindo a felicidade futura.

Silmar Coelho é pastor; doutor em teologia e liderança pela Universidade Oral Roberts, EUA; empresário; terapeuta; conferencista internacional; e escritor de 20 livros, entre eles: ''Jamais desista'', Editora Vida e ''Transformando lágrimas em vinho'',  Editora MK.

Comentários 

 
+3 # Cristina dutra Campos 13-08-2011 13:33
Meu marido saiu de casa sem nenhum motivo real aparente e me deixou destruida em todas as areas da vida de um ser humano (moral, emocional, fisica e financeira) e nunca mais deu sinal de vida. Tenho muito medo de me divorciar por crer que isso vai realmente contra a vontade de Deus e por crer também que se a mulher está ligada ao marido enquanto vive como pode o divorcio desfazer tal ligação? Não quero passar o resto da vida sozinha principalmente porque fui honesta, fiel e leal durante todo o tempo e não mereço pagar por erros do meu conjuge, assim não peço o divorcio e continuo orando pelo meu casamento e por meu marido que não vale uma palavra da minha boca.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+4 # Roman 09-01-2012 04:30
O abandono configura adultério segundo as Sagradas Escrituras. Shalom.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Ana 02-03-2012 23:07
Cristina
Creia no Senhor nada agradava meu marido por mais que eu tentasse, depois de muitas amantes, me divorciei ele casa com a ultima e tem vivido um inferno, eu estou só há anos e agora sei que o divorcio não agrada a Deus.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # sidneia, 06-10-2011 20:33
achei otimo o tema pois falou muito no meu coraçao vai me ajuda muito no meu casameto.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Verônica 04-04-2012 09:52
meu marido nunca foi fiel a mim temos dez anos de casado faz questão que eu saiba que existe outra pessoa entre nós,não só isso ele quer que eu aceite essa situação e conviva com isso mostrando aos outros que somos felizes.não sou feliz por esse motivo pedi o divorcio já estamos separados a oito dias mas ele ainda não ligou para mim para saber como estou ou até mesmo impedir que o casamento acabe não estou arrependida vou procurar a viver já que ele nunca mim deu valor será que agir corretamente ou deveria tentar salvar meu casamento?
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+2 # Lili 11-07-2012 17:06
estou pensando em me separar porque nao estou dando certo com meu marido ..só que estou com medo de Deus nunca me perdoar, eu nao sei se aguento a vida toda, quero um marido que me der atençaõ ,carinho, e que quer realmente tem um objetivo na vida,meu marido é acomodado, quero ter minha casa ele nao faz interesse nenhum....
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+5 # ANTONIA PALMAS DOS SANTOS 29-08-2012 10:11
me casei com o meu primeiro namorado,sei que Deus o escolheu para mim pois tive varias confirmaçoes. Estamos casados a dez anos e nunca mais trabalhei so me dediquei a minha casa e tivemos tres filhas lindas e somos evangelicos passamos por uma crise,mais neste periodo de crise ele se relacionou com outra pessoa,nao era pra tanto,confiava nele achava que isso nunca aconteceria comigo por ser serva do SENHOR.desde os meus 15 anos de idade,sempre orei ao Senhor pedindo que blindace o meu casamento.Quando descobri o meu mundo de familha feliz caiu sofri muuuuuuuito e continuo mais nao tanto assim tive que saber lidar com essa dor pois ela nao ia embora,suportei por causa das minhas filhas mais eu ainda o amava MEU DEUS QUE DOR,como se nao bastace depois de seis meses se passado venho a noticia que ela estaria gravida de seis meses e o diabo faz o serviço completo e pra minha tristeza maior ainda é um menino.Ai meu amados irmaos o meu mundo que ja estava ruim ficou destruido. Ai eu te pergunto aonde DEUS estava quando mais precisei porque ELE permitiu que isso acontecesse pois sou uma pessoa táo dedicada a minha familha o nosso mundo era só nós e agora,!!! estamos juntos sei e quero poder acreditar que DEUS tem um motivo muuuuito forte para que isso tivesse permitido. NÃO DEIXEI DE CRER JAMAIS EM DEUS.Hoje ja não é mais como eramos esta tudo tão fragiu mais temos filhas que temos qe penssar nelas confeço que me da vontade de me separar e deixa lo. Vivo sem chao sem trabalho totalmente dependente dele MEU DEUS QUE VIDA É ESSA QUE EU VIVO.Ele é um amor de pessoa pois ele se arrependeu e muito mais isso não apaga o estrago que foi feito ele é um otimo pai trabalhador,Se eu tivesse trabalhando jamais ficaria com ele,nunca me machucou fisiscamente,Enfim vivemos juntos mais não é mais como antes. OREM POR MIM SOMENTE.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # helio 29-10-2013 18:51
voce ainda nao liberou o perdao ,a falta de perdao faz mal te traz doenças ,leia sobre perdao na biblia .se voce nao perdoar nao sera perdoada.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # cleito 18-09-2012 22:29
Sou evangélico a 12 anos fui traído por minha esposa não suportei mandei ela ir embora da minha casa passei sete anos casados sofri muito mas estou superando a cada dia .ela pede pra voltar mas não da mais .sinto muito a falta de meu filho .agradeço por esse estudo
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+3 # diana 17-11-2012 19:59
meu marido e pastor de uma igreja .
ele nao ni respeitar como mulher dele esta sempre ni humilhando.
mi chamando de empregada dele.
e ainda eu tenho quer lutar contra a minha carne pois ele tem ejaculacao precosse..
eu nao aguento mais essa situaçao.
nos temos um filho.
eu quero ir embora,mais penso em meu filho.
e penso que estarei,contra a palavra de deus si deixar meu lar.
preciso de ajuda.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
-1 # gleidimar 29-12-2012 12:15
tenho 31 anos,sou casada a 15 anos,mas meu casamento sempre foi uma ,,, meu marido so me humilha com palavras,ja fui por muitas vezes acredida fisicamente,temo4 filhos ele trabalha em outo estado vem em casa 2vezes no mes, mas de um tempo pra ca estou escotada com tudo trabalho em casa minha filha tem 8 meses ele me cobra que tenho que emagrecer ,chamo para converçar ele diz nao tem converça,meu medo e de nao da conta financeiramente ele quando conheci nao era ninguem mais DEUS nos honrrou,mas estou cansada de ser humilhada e de levar eesse casamento nas costa ele se sente muita coisa para mim ja sofri humilhaçao demais nao tenho paz ao lado dele so brigas,ele acha que o erro esta somente em mim,ele se acha perfeito cansei ele diz que vai embora peço a DEUS que me de forças para superar,porque o casamento e feito de dois e o meu durou 15 anos porque sempre foi eu que sede agora chega e que DEUS me perdoe
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # jana 05-01-2013 17:51
muito interessante este assunto como varias pessoas neste momento tenho enfrentado uma forte crise no meu casamento ;peço ao senhor que nos ajude a vencer ,a separaçao nao e o melhor caminho mas as vezes parece o mais facil , orem por min
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # AGDA JULIANA DE DEUS BISPO 09-01-2013 20:31
muito bonito tudo que li, eu particulamente amo de paixão estudos sobre casais é sempre muito gratificante poder aprender algo mais sobre a instituição que foi criada no coração de Deus que é a familia
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+2 # Carlos 04-02-2013 19:18
Creio q aprender é ser sábio e tenho aprendido ao longo dos anos q Deus não fez o homem e a mulher p/viverem sós.Eu e minha esposa trabalhamos no comércio.Ela trabalha muito.tem hora p/ entrar,p/sair só depois de 10,12 horas trabalhadas.Mesmo assim não me queixo dela.Lavo seu uniforme,busco ser carinhoso,compreensivo.Pus em meu coração nunca ofendê-la.Se me iro,uso prov.25:11:Gal.5:22.Com toda essa luta ela é esposa e eu a amo muito.Valorizo-a como mulher e sou muito feliz ao seu lado.Falo p/ as pessoas q nosso coração(o meu,o seu)é um jardim onde Deus vem todos os dias passear e palestrar conosco.Isso tem me feito muito bem.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+2 # celso 10-03-2013 15:43
A família perfeita não é aquela que não tem problemas, mas aquela que aprende a resolver os problemas. A família perfeita é imperfeita.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # elis 16-05-2013 13:57
familia um projeto de Deus,muitas dicas boas que eu li,vou colocar em prática
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # santosrenato 26-01-2014 08:57
Meu querido em primeiro lugar quero agradecer a Deus por ter te dado essa sabedoria para poder ajudar muitas famílias através desse canal desse site pois vejo uma forma de Deus te usar para poder nos ajudar e quero te dizer que gostei muito e vou tomar como base para nosso ensinos para casais aqui na igreja pois gostei muito desse ensino aqui uma verdadeira lição de como podemos ser feliz sem ficar procurando as coisas certas pessoas certas cara metade ( as vezes nos já temos por alguma besteira jogamos fora) com essa besteira de divorcio acredita fugi do problema não adiantar de nada lembre-se família um projeto de Deus,divorcio coisa que o diabo achou para ferir a Deus estragar seu projeto
como o celso A família perfeita é imperfeita.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar