MIDIA GOSPEL

Ter10242017

Last update12:20:27

Filósofo propõe construção de templo para ateus no Coração Financeiro de Londres

Gostou? Comente este artigo no fim da página
GOSPEL Fotos e imagens Filósofo propõe construção de templo para ateus no Coração Financeiro de Londres Noticia Religião

O filósofo e escritor suíço Alain de Botton propôs a construção de um prédio de mais de 45 metros de altura, que serviria como uma espécie de templo para os ateus. O prédio seria construído no coração financeiro de Londres.

Segundo Alain de Botton, o espaço seria usado para celebrar uma nova forma de ateísmo, um contraponto ao ateísmo proposto pelos pensadores Richard Dawkins e Christopher Hitchens.

Botton argumenta que o ateísmo proposto pelos dois pensadores é “destrutivo”, por atacar as religiões, ao contrário de sua proposta de harmonia entre as mesmas.

“Em geral, um templo é feito para Jesus, Maria ou Buda, mas é possível construir um templo para qualquer coisa positiva e boa”, disse De Botton ao jornal britânico Guardian. “Isso poderia significar um templo ao amor, amizade, tranquilidade e perspectiva. Porque o ateísmo de Richard Dawkins e Christopher Hitchens ficou conhecido como uma força destrutiva. Mas há muitas pessoas que não acreditam [em Deus] e não são agressivas contra outras religiões.”

Polêmica

A proposta de Alain de Botton provocou polêmica entre os pensadores, com declarações publicadas na imprensa britânica.

Richard Dawkins criticou o plano do filósofo suíço, dizendo que isso seria um desperdício de dinheiro. Para ele, um templo para ateus é uma contradição. “Ateus não precisam de templos”, disse Dawkins. “Eu acho que há formas melhores de se gastar este tipo de dinheiro. Se você vai gastar dinheiro com ateísmo, você poderia melhorar a educação secular e construir escolas não-religiosas que ensinam pensamentos racionais, céticos e críticos”.

Em fevereiro de 2010, o filósofo encomendou um projeto ao arquiteto Tom Greenall para a criação do templo. “Com 46 metros de altura e no coração da City londrina, o templo representa toda a história da vida na Terra: cada centímetro da sua altura equivale a um milhão de anos de vida [do planeta]“, afirma o arquiteto, em seu site.

O filósofo afirmou ao Guardian que já captou metade dos recursos necessários para o templo, mas que os doadores preferem o anonimato. O prédio começará a ser construído no final de 2013, caso seja aprovado pela Prefeitura.

Segundo Botton o centro financeiro da cidade foi escolhido por ser o local onde as pessoas mais “perderam perspectiva” sobre as prioridades da vida.

Fonte: Verdade Gospel | Divulgação: Midia Gospel