MIDIA GOSPEL

Qua11222017

Last update10:07:20

Biblioteca Nacional do RJ promove exposição de exemplares históricos da Bíblia

Gostou? Comente este artigo no fim da página
GOSPEL Fotos e imagens Biblioteca Nacional do RJ promove exposição de exemplares históricos da Bíblia Noticia Religião

Em comemoração ao Dia da Bíblia a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro está promovendo a exposição “Bíblias do Mundo”, que traz cerca de 20 exemplares históricos da Bíblia.

Oficialmente chamada “Bíblias do Mundo – Testemunhos de arte e fé”, a exposição foi organizada pela Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e traz Bíblias da Real Biblioteca, outras da Coleção Teresa Cristina, do Imperador Pedro II, e muitas de colecionadores que doaram à Biblioteca Nacional.

Está presente no museu a “Bíblia de Walton”, editada em Londres em 1657, considerada uma das versões mais completas e corretas do texto, a obra se tornou a mais procurada de todas as edições poliglotas da Bíblia. Ela foi o primeiro livro publicado por subscrição (livros por encomenda) na Inglaterra, sua tiragem original foi de menos de 30 exemplares.

A mostra exibirá também exemplares que pertenceram a monarcas como Felipe II da Espanha, D. Pedro II e a princesa Isabel.

Outro grande nome representado será o de Lutero. Será exibida uma versão católica do texto editado a partir de uma tradução feita por ele, trata-se de uma versão de 1692, com mais de 1700 páginas, 11 quilos e que está repleta de belas ilustrações, como a planta da Arca de Noé. A exibição traz também um volume de 1699 de uma tradução do Novo Testamento feita pelo reformador.

A exposição tem entrada franca e pode ser visitada de segunda à sexta, de 10h às 16h, até o dia 31 de janeiro de 2012, na Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional, que fica situada no 3º andar do endereço: Avenida Rio Branco, 219. Centro. Rio de Janeiro – RJ.

Fonte: Gospel + | Divulgação: Midia Gospel