MIDIA GOSPEL

Ter03192024

Last update12:01:01

Quando Chegarmos no Céu Iremos nos Reconhecer?

Gostou? Comente este artigo no fim da página
um homen se olhando no espelho

Pergunta:
Quando nós chegarmos lá no céu nós vamos nos conhecer?
Exemplo: Tenho meu filho pequeno com três anos de idade, como será ele lá no céu, pois creio que lá na vai ter uma salinha de culto de crianças....

Resposta - Sim. Entendo que espírito é consciência viva. Na transfiguração, Pedro, Tiago e João reconheceram a Moisés e Elias [Pedro sugeriu a construção de três tendas: uma para Jesus, e as outras para Elias e Moisés]; e, naturalmente, estes reconheceram um ao outro, reciprocamente, pois eles falaram com Jesus (Mt 17.1-6). Moisés e Elias, provavelmente, ouviram a sugestão de Pedro. Na parábola do rico e Lázaro, o rico reconhecia a Lázaro e a Abraão. Através das parábolas Jesus ensinava uma realidade espiritual.

Pergunta - Exemplo: Tenho um filho que faz trinta anos que não o vejo, como esta sua aparência eu não sei, mas como vou conhecer ele no céu...

Resposta - Não conhecemos em detalhes o mundo espiritual. Somos infinitamente pequenos para conhecer os mistérios de Deus na sua plenitude. Creio que de alguma forma vamos nos reconhecer. Só podemos ir até onde a Bíblia permite que avancemos. "As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos as palavras desta lei" (Dt 29.29).

Pergunta - Em Isaias 65:17 diz que das coisas passadas nem mais se recordarão, mas vejo Pastores dizem que nós vamos nos conhecer lá no céu....

Resposta - Sobre esse asunto, veja trecho do meu estudo "Reflexões Sobre a Imortalidade da Alma":
Para atestar que os mortos estão inconscientes, os defensores da alma mortal apresentam os seguintes razões: Salmos 94.17, 115.17 e Isaías 38.18, que falam em 'silêncio'

- Salmos 6.5, fala em 'esquecimento'
- Eclesiastes 9.5, 6 e 10, de 'inconsciência'
- Daniel 12.2; Jó 14.12; Salmos 13.3, João 11.11 a 14; 1 Ts 4.13-15, falam de 'sono'
- Dn 12.13; Ap 6.11; 14.13, falam de 'repouso'.

A Bíblia ensina que ao separar-se do corpo a alma sobrevive e permanece num estado consciente de conhecimento. Portanto, quando a Bíblia fala em silêncio, esquecimento, descanso está se referindo à situação do corpo na sepultura, uma vez que a Palavra não pode contradizer-se. Já examinamos a questão do 'sono da alma', em tópico anterior. Os textos citados podem ser esclarecidos unicamente através do exame de Eclesiastes 9.5: 'Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma...a sua memória ficou entregue ao esquecimento'.

O próprio Salomão explica onde se dá essa falta de memória dos mortos. Vejam: “Tudo o que te vier à mão fazer, faze-o conforme as tuas forças, pois na sepultura, para onde vás, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (v.10). Então, a palavra se refere ao corpo morto, inconsciente, que não mais terá qualquer atividade “debaixo do sol” (Ec 9.6), na terra, mas com certeza saberá o que estiver ocorrendo no céu (cf Lc 16.19-31; 2 Co 5.8; Ap 6.9).

Tipo: Perguntas e Respostas
Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa
Fonte Estudos Gospel