MIDIA GOSPEL

Ter09022014

Last update07:41:23

O que a Bíblia diz sobre o tabaco?

Gostou? Comente este artigo no fim da página
Foto/Imagem O que a Bíblia diz sobre o tabaco? Estudos Biblicos

Há no mundo uma tendência de se opor ao tabagismo e restringi-lo em lugares públicos. Em Nova York, entrou em vigor na semana passada uma lei que proíbe o fumo em 1.700 parques e praças, além de banir o consumo de cigarros ao longo de 22,5 km de praias da cidade. Ministérios da saúde de diversos países não têm medido esforços para alertar a população acerca dos riscos de ingerir as substâncias tóxicas contidas no tabaco.

Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. E aproveito para responder a uma pergunta que me fazem com frequência: “O que a Bíblia diz sobre o tabaco?” E minha resposta é simples: nada. “Então, não é pecado fumar, irmão Ciro?” Calma... Vamos devagar, lembrando sempre que a Bíblia também é um livro de princípios, e não apenas um manual de mandamentos do tipo pode/não pode (cf. Fp 4.8; 1 Ts 5.22).

Não existe nenhum mandamento bíblico específico a respeito do uso do tabaco, como “Não fumarás”. Também não há em Apocalipse — e em nenhuma outra parte das Escrituras! — o versículo que muitos citam para combater o vício: “Os viciados não herdarão o reino de Deus”. A despeito disso, é evidente que o servo do Senhor deve se afastar dos vícios (cf. Jó 11.11; Dn 6.4).

Conquanto não haja proibição expressa ao ato de fumar, nem todas as coisas lícitas (não proibidas expressamente) convêm ao salvo em Cristo (1 Co 6.12). Se o consumo de tabaco gera dependência e, como se sabe, é prejudicial à saúde; se o cristão é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19,20); se a Bíblia diz que aquele que destrói esse templo, Deus o destruirá (1 Co 3.16,17), não temos base bíblica para concluir que o servo de Deus deve evitar o fumo?

Muitos cristãos defensores do tabaco se apegam ao fato de não haver na Bíblia mandamentos específicos a respeito do assunto. Mas não nos esqueçamos de que, na relação das obras da carne, mencionam-se a prostituição, a glutonaria, as bebedices, várias outras obras pecaminosas e “coisas semelhantes a estas” (Gl 5.19-21). Por que o ato de fumar não pode ser uma dessas “coisas” similares às que destroem o templo do Espírito Santo?

Penso que, se Paulo escrevesse a Epístola aos Gálatas hoje, incluiria o tabagismo entre as obras da carne. Por quê? Porque, naquela época, não se conhecia o fumo na Europa. Como se sabe, os primeiros carregamentos de tabaco para consumo entre os nobres europeus partiram do Brasil. É provável que a primeira plantação de tabaco para exportação do mundo tenha sido uma roça paulista de 1548, de acordo com o pesquisador Leandro Narloch (cf. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, São Paulo: Leya, 2009).

Se os europeus contribuíram decisivamente para tornar os índios alcoólatras, estes apresentaram àqueles o fumo. Até os navegadores descobrirem a América, não havia cigarros na Europa, tampouco o costume de tragar fumaça. Os índios americanos, de modo geral, não só fumavam, como também mascavam e cheiravam a folha de tabaco. A planta, para eles, tinha ligação com os espíritos e era fumada antes de guerras, bem como por prazer e para aliviar dores.

No século XVI, o fumo foi levado como amostra para o rei de Portugal. E a planta chamou muito a atenção de Jean Nicot, embaixador francês em terras lusitanas, o qual mandou, em 1560, uma remessa de fumo para a rainha Catarina de Médici. Como a erva caiu no gosto da corte francesa, Nicot acabou emprestando o sobrenome para a substância nicotina e para o seu nome científico: Nicotiana tabacum.

Padres e pastores do passado fizeram vista grossa para a chamada “chupeta do demônio”. Alguns até davam umas tragadas “para a glória de Deus”, acreditando — equivocadamente — que a “erva santa” fazia bem à saúde, eliminava o catarro, aliviava o estômago, etc. Com a industrialização do cigarro, o hábito de fumar tabaco tem resultado numa catástrofe, com milhões de mortes, a ponto de a Organização Mundial de Saúde (OMS) prever que o fumo matará um bilhão de pessoas no presente século.

Não faria sentido o apóstolo Paulo incluir o tabagismo entre as obras da carne, visto que o tabaco sequer existia na Europa, à época. Mas a Bíblia possui mandamentos e princípios gerais suficientes para nos convencer de que o ato de fumar, além de fazer mal à saúde, não é compatível com a vida cristã, não é mesmo?

Autor: Ciro Sanches Zibordi

Comentários 

 
+1 # Andrelina 13-06-2011 10:49
A bíblia não diz que é proíbido, contudo nos apresenta, como bem citado os frutos da carne que está em Galatas 5. No v.21 vemos que a biblía diz: "..... e coisas semelhantes a estas.." podemos meditar e entender que o tabagismo leva ao usuário uma dependencia e muitos usam como escape de seus problemas, anseios, desejos, frustrações, depressão etc... Um " prazer" passageiro e uma falsa ideia de bem estar. Se olharmos por esse angulo e buscarmos testemunhos de pessoas que foram libertas do tabagismo depois que aceitaram Jesus como único e suficiente salvador, observaremos que suas vidas mudaram, seus anseios e angustias se libertaram, a familia também é beneficiada por uma melhor comunhão. A vida financeira possui também uma grande udança, uma vez que, todo vício tem seu preço e leva a outros que por sua vez, tras prejuizos finenceiros..enfim.. Olhando dessa forma, podemos sim concluir que Deus não se agrada e não quer que estejamos inseridos nesse consumo que tem levados muitas familias, jovens, crianças a destruição. Além disso, entendo que Deus é tão perfeito que ele não deixaria nenhuma pergunta sem resposta. Ela encontra-se na sua auto revelação Biblia e podemos sim, obter essas resposta através do E. S de Deus.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # evan willians 26-06-2011 21:47
caros irmãos em cristo, a paz do senhor para todos.
apenas uma pergunta, tomar café é vicio, e se torna pecado?.
que deus os abençoe, e eu gosto muito deste site.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # JOSE ACILON DA SILVA MARQUES 17-09-2011 16:52
TODOS SABEM QUE É PRATICAMENTE SUICIDIO FUMAR
E O QUE NOS DIZ A BIBLIA A RESPEITO DE SUICIDIO,
ENTÃO É OBVIO.
UM ABRAÇO A TODOS, QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
FICA REGISTRADO QUE AQUI EM ENCRUZILHADA DO SUL RS, TEMOS O MELHOR AR DO MUNDO
E NÃO GOSTAMOS DE FUMAÇA TOXICA.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # maiko nikey 27-02-2012 21:06
Gentileza a quem possa me ajudar, sofri um golpe de estelionato por este josé acilon da silva marques e estou a procura de ajuda para encontara-lo sei que o endereço dele é rua Barcelos S/N encruzilhada do sul RS. sei que os amigos Sulistas não e nunca serão de acordo com pessoas que aplicam golpes se puderem me ajudar ficarei agradecido. se possivel me ajudar a encontrar o fone deste meliante.
atenciosamente
Maycon Nikey
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # LUCCAS 04-10-2011 17:05
bem, sobre o suicidio, eu nao tenho ctza, acho que a biblia nao fala dele, assim como nao fala do cigarro. Mas é pecado por principios biblicos, e nao por um mandamento especifico. As duas citações biblicas que eu conheço sobre suicidio nao fazem nenhum juizo de valor sobre o ato.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # marcos 06-12-2011 21:56
A bíblia não diz diretamente sobre o tabagismo, porém em Is. 55.2 é feita uma pergunta ao povo de Israel quando diz: "POR QUE GASTAIS O DINHEIRO NAQUILO QUE NÃO É PÃO? E O PRODUTO DO VOSSO TRABALHO NAQUILO UE NÃO PODE SATISFAZER? OUVI-ME ATENTAMENTE E COMEI O QUE É BOM, E A VOSSA ALMA SE DELEITE COM A GORDURA." Aqui chama atenção no desperdício do dinheiro naquilo que não vai satisfazer o corpo para alimentá-lo. Quando Deus passou a obrigar ao homem que para comer deveria trabalhar, para isso, quando da desobediência de Adão e Eva, Ele não dá a liberdade de ultrajar seu corpo com substâncias tóxicas. A substância tóxica é mais uma ação usada pelo homem para mais uma vez se alto destruir, mesma situação da desobediência. E qual o resultado após o trabalho. Sustento do corpo e não dependência e prisão mais uma vez se afastamento de DEUS. Alerta: Ouvi-me e atentamente e comei o que é BOM", e a alegria da alma, quer dizer, aquilo que é bom para o corpo refletirá após a satisfação do corpo na alma. Então o tabagismo não é contado como alimento, senão todos nós teríamos que nos prender ao tabagismo também e seria parte de um cardápio para alimentar o corpo.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Ranses Mourão 09-04-2013 00:17
Irmãos vamos parar de hipocrisia!! provem-me na bíblia que é pecado ingerir indiretamente algo que faça mau a nossa saúde. isso é uma questão de escolha. Deus nunca condenou! o único pecado contra o corpo (Templo do Espírito) que Deus condena é a fornicação!


"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei 'DOMINAR' por nenhuma.
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um (ESTOMÂGO) como os outros (ALIMENTOS). Mas o corpo não é para a 'PROSTITUIÇÃO', senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo."
1 Coríntios 6:12-13........
"Fugi da 'FORNICAÇÃO'. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas qualquer que se 'PROSTITUI' peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?"
1 Coríntios 6:18-19.

Partindo do raciocínio de vcs,. Se Deus não permite que "destruamos" o nosso corpo com coisas toxicas, então vamos todos que aqui estamos parar de tomar qualquer refrigerante! vc sabia que se vc tomar só um copinho de refrigerante por dia, naquele dia pra compensar o mau que ele te fez, vc teria que tomar 60 copos de água (e água da boa), só pra equilibrar o PH do seu sangue??
e ai... é pecado tomar refrigerante???? vamo parar de balela!!! ame o teu próximo com a ti mesmo e a Deus a cima de tudo!!! eu defendo a moderação, o autocontrole e a decência e a ordem!!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # irenaldo Ferreira 05-02-2012 18:45
Bom. Graça e Paz a voz outros. Vejo muitas justificativas a respeito do vicio, como tambem julgamentos. Agora, sei que tudo me é lícito, mais nem tudo me convem, muito bom. Pergunto eu, porque comemos nossos alimentos com agratóxicos e ninguem toma providencias, se esse tóxicos tambem faz mau a saude. Será que por traz dos agrotóxicos não estão escondidas muitas das doenças nos seres humanos. Mas como está escrito que nos fins dos tempos teremos muitas aflições como por exemplos: fume, peste doenças e etc. Que se cumpra a Palavra de Deus amém.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Pr. Wellyngton Ferreira 24-08-2012 14:13
O fato em sí na verdade, é que esses "irmãos" querem justificar uma prática
ilícita perante o Espírito de Deus. Penso, que para eles também na haveria
diferença entre fumar um cigarro à base de fumo ou um cigarrinho de maconha
porque também não está escrito na Bíblia que fumar maconha é proibido.
Os defensores dessa prática não nasceram de novo e não estão libertos, precisam
aceitar Jesus novamente. Daqui a pouco na igreja deles deverá haver uma ala de
fumantes e outra para não fumantes. Sabe do que esses defensores precisam?
Se converterem verdadeiramente e não buscar justificar seus desejos carnais
por ausência de previsão ilegal na Bíblia.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Gelcimar Silva 09-12-2012 10:42
Gostei muito do comentário, parabéns, a verdade é que os irmãos que defendem o fumo ainda não alcançaram a libertação, a Bíblia é muito clara na questão da pureza, de não se contaminar, se abster do mal, ter o domínio próprio e por aí vai cheio de conselhos. Deus quando formou o homem deu-lhe o domínio sobre todas as coisas que criaste (autoridade), não consigo entender como um vegetal possa dominar aquele que é a coroa da criação de Deus, o homem. Podemos até orar para Deus libertar o fumante, mas a vontade o querer depende do mesmo.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Ranses Mourão 09-04-2013 10:38
Irmãos vamos parar de hipocrisia!! Eu não fumo e jamais quero fumar. isso é uma opção minha! mas gostaria que os irmãos me provassem na bíblia que é pecado ingerir indiretamente algo que faça mau a nossa saúde. isso é uma questão de escolha. Deus nunca condenou! o único pecado contra o corpo (Templo do Espírito) que Deus condena é a fornicação!


"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei 'DOMINAR' por nenhuma.
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um (ESTOMÂGO) como os outros (ALIMENTOS). Mas o corpo não é para a 'PROSTITUIÇÃO ', senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo."
1 Coríntios 6:12-13........
"Fugi da 'FORNICAÇÃO'. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas qualquer que se 'PROSTITUI' peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?"
1 Coríntios 6:18-19.

Partindo do raciocínio de vcs,. Se Deus não permite que "destruamos" o nosso corpo com coisas toxicas, então vamos todos que aqui estamos parar de tomar qualquer refrigerante ! vc sabia que se vc tomar só um copinho de refrigerante por dia, naquele dia pra compensar o mau que ele te fez, vc teria que tomar 60 copos de água (e água da boa), só pra equilibrar o PH do seu sangue??
e ai... é pecado tomar refrigerante ????

E por favor, não me venha dizer que tudo isso é equivalente a SUICÍDIO. vcs nem ao menos sabem o que qualifica um SUICÍDIO. eu te pergunto: Sansão se suicidou? eu te pergunto mais: uma mãe que está na mira de um assassino junto com seu filho e precisa escolher entre a vida dele ou a dela. E então ela prefere morrer do que ver seu filho morrer. ai ela diz: me mate! então.. ela se suicidou? uma pessoa SEDENTÁRIA está se suicidando? claro que não pessoal!! o que caracteriza um suicídio é a VONTADE INTERNA que uma pessoa tem de morrer. imagine que vc poderia perguntar a qualquer pessoa desse casos que citei se elas desejariam viver! claro que sim, seria a resposta!!

vamo parar de balela!!! ame o teu próximo com a ti mesmo e a Deus a cima de tudo!!! e não vamos ordenar o que a Bíblia não ordena. eu defendo a moderação, o autocontrole e a decência e a ordem!!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Marcia 20-10-2013 23:33
Boa noite?
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Allan gomes 31-10-2013 19:01
Adorei as respostas e a forma de explicar (y) vizitarei mais vezes o Site! ;)
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar