MIDIA GOSPEL

Sex07282017

Last update07:22:17

Paquistão bloqueia palavras obscenas e Jesus Cristo em mensagens SMS

Gostou? Comente este artigo no fim da página
Gospel o melhor da WEB Paquistão bloqueia palavras ‘obscenas’ e 'Jesus Cristo' em mensagens SMS Noticia Mundo

As autoridades responsáveis pelas telecomunicações no Paquistão enviaram uma carta determinando que as operadoras de telefonia celular bloqueassem mensagens com conteúdo que pode ser considerado “obsceno”, afirmou Anjum Nida Rahman, porta-voz da operadora Telenor Pakistan, nesta sexta-feira (18).

Também foi enviada uma lista com mais de 1.500 palavras em inglês e urdu, que devem ser bloqueadas.

A ordem faz parte da tentativa do órgão regulamentador em bloquear mensagens indesejadas, disse Rahman. A agência paquistanesa de telecomunicações se recusou a comentar a iniciativa.

Muitas das palavras que deverão ser bloqueadas são termos explicitamente sexuais ou palavrões, segundo uma cópia da lista, obtida pela Associated Press. Ela também incluía termos menos agressivos, como “idiota”.

A razão para bloquear algumas das palavras, incluindo “Jesus Cristo” e “absorvente íntimo”, foram menos claras, levantando questões sobre liberdade religiosa e praticidade.

A carta, que também foi obtida pela Associated Press, é datada de 14 de novembro e deu às operadoras sete dias para implementar as medidas.

Rahman, da Telenor, disse que sua empresa estava discutindo como iria proceder. “É um grande problema, então estamos examinando cuidadosamente”, afirmou.

A carta dizia que as medidas estão dentro da legalidade de acordo com uma lei de 1996, que previne as pessoas de enviar mensagens “falsas, fabricadas, indecentes ou obscena” por meio de sistemas de telecomunicação. Ela também dizia que a liberdade de expressão pode ser restrita “pelo interesse da glória do Islã”.

Fonte: G1