MIDIA GOSPEL

Ter09022014

Last update07:41:23

Os 4 degraus da queda de Pedro

Gostou? Comente este artigo no fim da página
Homem caminhando no campo deserto
Antes de Pedro tornar-se um apóstolo cheio do Espírito Santo, um pregador ungido e um líder eficaz, revelou sua fraqueza e chegou ao ponto de negar a Jesus. Pedro caiu, suas lágrimas foram amargas, mas sua restauração foi completa. A queda de Pedro passou por alguns estágios. A seguir, mostraremos os 4 degraus de sua queda.

1.  Autoconfiança (Lc 22.33)

Quando Jesus alertou Pedro acerca do plano de Satanás de peneirá-lo como trigo, Pedro respondeu que estava pronto a ir com Ele tanto para a prisão como para a morte. Pedro subestimou a ação do inimigo e superestimou a si mesmo. Ele pôs exagerada confiança no seu próprio “eu”, e aí começou sua derrocada espiritual. Este foi o primeiro degrau de sua queda.

Estamos vivendo o apogeu da psicologia de autoajuda. As livrarias estão abarrotadas de obras que nos ensinam a confiar em nós mesmos. O cristianismo diz exatamente o contrário. Somos fracos e limitados. Não podemos andar escorados no bordão da autoconfiança. Precisamos mais da ajuda do alto do que a autoajuda.

2.  Indolência (Lc 22.45)

O mesmo Pedro que prometeu fidelidade a Cristo e a disposição de ir com ele para a prisão e a morte, agora está cativo do sono no jardim do Getsemani no auge da batalha. Faltou-lhe a percepção da gravidade do momento. Faltou-lhe vigilância espiritual. Estava entregue ao sono em vez de guerrear com Cristo contra as hostes do mal. A fraqueza espiritual de Pedro fê-lo dormir e, ao dormir, fracassou no teste da vigilância espiritual.

As palavras de Pedro eram de confiança, mas suas atitudes, trôpegas. Promessas desprovidas de poder evaporam na hora da crise. O sono substituiu a autoconfiança. O fracasso se estabeleceu no palco da arrogância.

3.  Precipitação (Lc 22.50)

Quando os soldados romanos, liderados por Judas Iscariotes e pelos principais sacerdotes, prenderam a Jesus, Pedro sacou sua espada e cortou a orelha do sumo sacerdote. Sua valentia era carnal. Porque dormiu e não orou, entrou na batalha errada, com as armas erradas e a motivação errada. Pedro deu mais um passo na direção da queda. Ele deslizou mais um degrau rumo ao chão. Nossa luta não é contra carne e sangue. Precisamos lutar não com armas carnais, mas sim com armas espirituais.

Precisamos entrar nessa guerra com os olhos no céu e os joelhos no chão. Precisamos despojar-nos da autoconfiança para recebermos o socorro que vem do alto.

4.  Seguia a Jesus de longe (Lc 22.54)

Depois que Cristo foi levado para a casa do sumo sacerdote, Pedro mergulhou nas sombras da noite e seguia a Jesus de longe. Sua coragem desvaneceu. Sua valentia tornou-se covardia. Seu compromisso de ir com Jesus para a prisão e a morte foi quebrado. Sua fidelidade incondicional ao Filho de Deus começou a enfraquecer. Não queria perder Jesus de vista, mas também não estava disposto a assumir os riscos de sua ligação com Ele.

Ainda hoje há muitos crentes seguindo Jesus de longe. Ainda guardam certo temor de Deus, mas ao mesmo tempo anestesiam a consciência vivendo em práticas erradas. Dizem-se seguidores de Cristo, mas seus pés estão fincados nas sendas sinuosas que desviam do caminho da verdade. Dizem amar a Deus, mas suas atitudes e obras provam o contrário. Estão na igreja, mas ao mesmo tempo, estão no mundo. Freqüentam os cultos, mas o coração está longe do Senhor.

Ao  olharmos para a vida de Pedro, estamos diante do espelho. Muitas vezes somos como Pedro. Mostramos autoconfiança, não oramos, somos precipitados e, seguimos Jesus de longe. Todavia, não podemos perder o foco. O Eterno não desiste de nós, assim como não desistiu de Pedro. Como diz o lindo cântico: “Eu quero voltar ao primeiro amor”! Que seja assim, para a glória Dele.  Amém!
Autor: Pastor Marcelo Oliveira
Fonte: www.estudosgospel.com.br

Comentários 

 
+3 # Fernando Arnaldo 03-08-2011 20:53
neste estudo damos para tira muito aproveito relacionado a vida de pedro de como devemos coloca a nossa com fiança plena em jesus porque muitas das vezes com fiamos em noés mesmo ou no nossos ante querido.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # rosi 15-09-2011 14:31
muito interessante esses topicos sobre a vida de pedro ,me fez ver o quanto sou parecida com pedro, e sei que me tornarei uma grande mulher de Deus assim como pedro se tornou e serei uma coluna inabalavel e usada tremendamente pelo Senhor jesus é so manter o foco em Cristo, Deus o abençoe pastor marcelo
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+3 # giovani rodrigues 17-11-2011 17:17
todos nos temos um pouco de pedro..........somos apressados em tudo que fazemos e falamos.....declarar fidelidade a cristo e muito facil ,mas na hora de andar sobre as aguas como pedro fez,ai e que vemos que nossa fe e deficiente.comecamos a observar o vento forte e as ondas e comecamos a afundar.mas ainda bem que deus nos conhece e sabe do nosso limite,assim como jesus conhecia pedro ,ele tb nos conhece e nos toma pela mao e nao nos deixa afundar.............obrigado meu pai amado..............te amo jesus.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Prjesse 13-01-2012 19:11
Reparem que pedro perto de jesus enfrentou soldados correndo risco de vida mas logo que de apartou de jesus ficou covarde e medroso negou a jesus oque acham?
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # ROSANI 27-09-2012 23:18
:lol: AMEI POSSO USA-
LO PERFEITAMENTE EM MEUS ESTUDOS BIBLICOS!!!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # wellerson 23-10-2012 13:59
amei preciso apreder ser cristaõ de verdade
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # genismar 28-11-2012 11:58
gostei do estudo, todavia somente foi falado do lado negativo de pedro. nao devemos esquecer que somente este apostolo teve a coragem de enfrentar os soldados e seguir jesus mesmo de longe ao passo que nao há nenhuma atitude registrada dos outros discipulos.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+2 # Cantor 04-12-2012 23:17
Amei o estudo, mas realmente foi Pedro o que se levantou e pregou no dia do pentecostes onde muitas almas se converteram a Jesus, se não me engano foram mais de cinco mil almas. Pedro pode ter negado a Jesus, mas foi por que não teve conciência de seu ato, mas foi sempre o mais próximo do Senhor. E hoje não existem valentes como Pedro, valentes espirituais, pois muitos que se dizem cristãos, realmente o que mais sabem fazer é espantar as almas de dentro das igrejas. Portanto, vamos ser fieis ao nosso Soberano Senhor, que é Jesus Cristo o filho amado de Deus.
Fiquem na paz do Senhor Jesus.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # bruno 24-12-2012 00:34
é realmente complicado a questao de cair. é muito dificil permanecer 100%... quando caio me sinto hipocrita diante de Deus na hora do arrependimento, mas ao mesmo tempo sei q Ele é misericordioso e graçioso... como entender????? me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # bruno 24-12-2012 00:39
mas se eu tivesse 50% da fé de algum dos apostolos que fosse a de judas que sempre foi fiél somente nos ultimos momentos, " vacilou "... ja me animaria mais.... animo, animo, animo, como fazer????
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # luis carlos diogo 24-12-2012 16:13
A paz queridos, como diz o texto quantos Pedros temos hj nas igrejas, crentes que se dizem servos de Deus, mas não estão disposto a seguir as ordens de seu mestre e Senhor.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # rosangela 21-01-2013 14:08
esse estudo é muita benção p/ nossas vidas espirituais. :-?
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Geraldo Mauro 08-02-2013 16:27
Boa tarde eu sou fascinado na historia de Pedro,pois foi um homem de muita fé apesar de suas fraquezas,lutou muito pelo evangelho de Jesus. Pois o mesmo Pedro que traiu Jesus foi o que se levantou em pentecostes,para valar das maravilhas do espírito Santo,encheu-se de coragem, para falar do amor de Deus, e das maravilhas de Jesus.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # Jair Bento de Oliveira 13-02-2013 18:11
Agradeço a Deus peal vida do apóstolo Pedro,
A mensagem acima tem me ensinado cada dia, que sou totalmente dependente de Cristo.
e que realmente, como disse o Pr. Marcelo Precisamos somente de ajuda do alto, porque autoajuda, não ajuda nada.
Que Deus continue te abençoando.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Pr.Jorge Santos 01-09-2013 10:44
Graça e paz querido e amado Pastor, adorei esta mensagem e sei que muitas pessoas estão vivendo conforme o que o amado postou, que Deus ate abençoe e continue ilustrando a mensagem da cruz paraospecadores.
Pr Jorge
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Pr. Roquenildo 06-10-2013 00:10
É muito forte esse estudo vou transmitir a minha Igreja... que Deus continue te abençoando Pr. Marcelo Oliveira!!!
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Diaconisa Carol 27-10-2013 13:04
Mensagem tremenda! Só fazendo uma pequena correção no item 3, Pedro cortou a orelha do servo do sumo sacerdote e não do sumo sacerdote.
Vamos transmitir essa mensagem hoje ao povo de Deus, muitos estão colocando a confiança em si mesmos esquecendo-se da Palavra que diz em 1 Cor 10.12 "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia."
Muito obrigada pastor pela mensagem, o Senhor te abençoe tremendamente...
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # Edson Tchivango 28-10-2013 03:25
Devemos depositar toda confiança em Deus e ter em mente k o Senhor esta e sempre estará a nossa espera! Nunca é tarde...
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # luis carlos de santana 07-11-2013 13:46
precisamos da atitunde de pedro para nossa vida :-x
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # jmarcos 25-11-2013 15:48
O divisor de águas na vida de Pedro, foi o antes e o depois do galo cantar 3 vezes.O que aconteceu com Pedro e o que acontece hoje em dia e ninguém está livre disso, que tem muitas pessoas convencidas e não convertidas e ao lado de Jesus. Lucas 22-32 diz: "mas eu(Jesus) roguei por ti, para que tua fé não desfaleça; e tu, quando te CONVERTERES, confirma teus irmãos". Temos que verdadeiramente fazer a vontade de Deus não o negando nos lugares onde ele nos coloca. Assim vamos evitar que o galo cante três vezes para nós.Precisamos ser como Pedro depois do cantar do galo, cheio do Espírito Santo, assim seremos verdadeiros discípulos.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # jmarcos 25-11-2013 15:56
Se observarmos, Pedro antes do galo cantar três vezes, ele era convencido e não convertido(Lucas 22-32)
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
+1 # idelmas 21-12-2013 12:23
Pedro tornou o grande servidor de Jesus após a sua ressureiçao , quando Jesus apareceu aos doze descendo sobre eles o Espírito Santo, pois antes ele ainda em nada era convertido . Ele era voluntarioso, intempestivo, se irritava fácil. O sangue de Jesus o salvou do engano da morte espiritual.
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # sandro 28-12-2013 21:03
e uma bénção
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # sandro 28-12-2013 21:05
e uma lição para nossa vida :-*
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # monica 01-05-2014 20:41
A paz do Senhor Jesus
Meu querido irmão gostaria de ressaltar que aqueles homens que foram prender Jesus não eram soldados romanos e sim homens que pertenciam ao sinedrio(Judeus) VERS - 50 ....... feriu o sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha........
Com todo carinho e humildade
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 
 
0 # alexandre messias da silva/messias 06-06-2014 13:05
forte devemos confiar so em JESUS CRISTO.evangelho de joao14v6,amem :-|
Responder | Denunciar Comentário ao administrador
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar