MIDIA GOSPEL

Sex03292024

Last update12:01:01

Em Todos Os Cultos Devemos Fazer Apelo Para Salvação?

Gostou? Comente este artigo no fim da página
Apelos a salvação aceitar jesus

Pergunta

Estamos precisando de um parecer. Seguinte:
Quando me converti, isso por volta de 1960 mais ou menos, presenciei Pastores, depois de suas pregações, fazerem apelos para que aceitassem CRISTO. Hoje, não vejo mais.
Ora, o apelo, pelo que pude ver no dicionário de nossa língua, significa: apelação; recurso; invocação; pedido de auxilio;chamamento e convocação. Biblicamente falando, não existem inúmeros chamamentos e convocações feitas por JESUS e apóstolos? No meu modo de ver, acredito que sim, contudo, peço desculpas se estiver errado.

Resposta:

Sinto-me honrado em ser consultado pelos irmãos. Na verdade, não há em qualquer parte da Bíblia a recomendação de um determinado modelo de culto. A própria igreja, dirigida pelo Espírito Santo, apropria os cultos de acordo com o que acha melhor, e em consonância com a cultura local. O modelo em voga é a oração, louvor, pregação, avisos, apelo. Nesse modelo há pequenas variações.

Acho que a maioria das igrejas assim procede. Já vi e ouvi pregadores televisivos fazendo apelo ao vivo e em cores. E já ouvi pastores fazendo o mesmo em pregações radiofônicas. Às vezes o ouvinte só está mesmo aguardando um convite para entregar a sua vida a Jesus. Muitas vezes o irmão que está perto do convidado também insiste com ele para que vá à frente.

Creio que o apelo é necessário. Devemos saber, todavia, que a força de convencimento não está no apelo final, mas na Palavra. Em Atos dos Apóstolos, os ouvintes ficavam de tal modo compungidos pela pregação que se ofereciam para seguir a Cristo. Assim foi no primeiro discurso de Pedro (Atos 2.37)e na conversão do eunuco, tendo como instrumento o evangelista Filipe (Atos 8.26-39). A pregação deve ser de tal modo que o pecador não espere nem o momento do apelo.

Tipo: Perguntas e respostas
Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa
Fonte Estudos Gospel