MIDIA GOSPEL

Qui12082016

Last update04:11:22

Windows 8 pode provocar o fim do Flash

Gostou? Comente este artigo no fim da página
Gospel o melhor da WEB Windows 8 pode provocar o fim do Flash Noticia Digital

A Microsoft parece estar seguindo a rival Apple ao anunciar que dispensará plug-ins como o Adobe Flash do seu navegador Internet Explorer 10 no sistema Windows 8. Ou algo assim.

Você ainda poderá visualizar conteúdo que exige plug-ins no Windows, mas para isso terá de mudar para a versão antiga (desktop). Já quem preferir ficar na interface touch Metro terá uma experiência livre de plug-ins (e presumivelmente sem Flash). Em vez disso, o novo IE 10, em modo touch, dependerá do padrão HTML5 para vídeos e outros recursos.

“Para a web seguir adiante e para os consumidores aproveitarem ao máximo a experiência de navegação mais focada em toque na tela, o navegador estilo Metro do Windows 8 é tão HTML5 quanto possível, e livre de plug-ins”, afirmou o líder da equipe do IE na Microsoft, Dean Hachamovtich. “A experiência que os plug-ins fornecem atualmente não é uma boa combinação com o estilo de navegação Metro e a web moderna em HTML5.”

A boa notícia é que, graças a campanha anti-Flash da Apple, muitos sites agora oferecem vídeos em HTML5 quando o Flash não está presente. O YouTube, por exemplo, roda mesmo sem o Flash, assim como muitos outros sites de vídeo.

Por que a mudança?

A Microsoft diz ter examinado as exigências de plug-in para os 97 mil maiores sites do mundo todo e descobriu que 62% já podem oferecer vídeos HTML5 para aparelhos sem Flash. Muitas dessas páginas também podem mostrar anúncios que não usem Flash.

Se você visitar um site que ainda depende de controles ActiveX ou outro conteúdo plug-in, receberá uma notificação pedindo para “Usar a visualização desktop”.

O que a Microsoft não mencionou é onde essa abordagem deixa o rival do Flash da própria empresa, o Silverlight. A compatibilidade será embutida na versão Metro do IE10 ou ele também já era? A tecnologia ainda tem vida útil como uma ferramenta para os desenvolvedores, por isso o Silverlight na web pode não ser uma grande perda para a Microsoft.

E os add-ons?

Também há algumas dúvidas sobre se a versão Metro do IE10 terá suporte para add-ons (também conhecidos como extensões) ou barras de ferramentas. A Microsoft não foi clara sobre isso. “No Windows 8, o IE10 está disponível como um app no estilo Metro e um app desktop”, disse o presidente do Windows, Steven Sinofsky, em um post no blog Building Windows 8. “O app para desktop continua a suportar completamente todos os plug-ins e extensões.” Sinofsky não afirmou explicitamente que as extensões não serão suportadas na interface Metro, mas o comentário sugerem que elas estão fora.

Fonte: CIO