MIDIA GOSPEL

Seg12052016

Last update01:10:10

Distrito Federal será sede dos testes da internet 0800 em março de 2012

Gostou? Comente este artigo no fim da página


GOSPEL Fotos e imagens Distrito Federal será sede dos testes da 'internet 0800' em março Noticia digital

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (13/02) que os testes de implantação e acesso da chamada internet por meio de tarifação reversa, ou a "internet 0800", já possuem local e data para serem realizados.

Eles acontecerão em Varjão, no Distrito Federal, em março. Os testes serão comandados pela Anatel, pelo Ministério das Comunicações e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Esse novo modelo parece o serviço de ligação por telefone com prefixo 0800, aqueles em que as empresas prestadoras de serviço pagam pela ligação, segundo a Agência Brasil. No caso da "web 0800", o site conectado pagará as tarifas. A conexão com tarifação inversa poderá ser usada por lojas, bancos e atendimento ao consumidor.

Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, diz que o modelo é 100% brasileiro. Ele explica que "a ideia é tentar desenvolver uma conexão de internet em que a pessoa entra para fazer uma reclamação, pedir atendimento em call center, compras ou operação em um banco", possibilitando que o cliente faça uma conexão tarifada para a empresa.

"Se der certo, pode ser uma alternativa para a empresa que tem um call center. Ela pode desenvolver um portal para fazer um autoatendimento", diz Paulo, explicando que o serviço por telefone não se extinguirá, só haverá uma alternativa com baixo custo: "Acho que pode funcionar e ser até mais barato", explica.

Maria Inês Dolci, advogada e coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), diz que "hoje, o consumidor já paga uma das tarifas mais altas de internet entre inúmeros países. É uma questão de acompanhamento do governo, para que o consumidor não tenha essa gratuidade e acabe pagando tarifas mais caras por conta disso".

Fonte: Olhar Digital | Divulgação: Midia Gospel