MIDIA GOSPEL

Sáb12032016

Last update03:33:33

USP pesquisa relações entre a religiosidade e psicologia

Gostou? Comente este artigo no fim da página

Notícias Gospel USP pesquisa relações entre a religiosidade e psicologia | Noticia Evangélica Gospel

Até o momento os pesquisadores puderam entender que os religiosos possuem um maior bem estar se comparado aos ateus . O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) realiza alguns estudos para tentar responder questões relacionadas aos fenômenos religiosos mediante a abordagem psicológica.

Uma equipe formada por doutores e doutorandos não só da USP como de outras universidades como o Mackenzie e a PUC tentam analisar o comportamento de religiosos e ateus e assim tentar responder a questão de como a religião, ou a falta de, pode interferir na psique das pessoas.

Entre as pesquisas realizadas pelo Laboratório de Psicologia Social da Religião estão alguns estudos que tratam sobre os processos de enfretamento das dificuldades, o bem-estar psicológico e os fatores de personalidade.

Sobre os enfrentamentos dos problemas os estudiosos tentam entender como religiosos e ateus lidam com dificuldades como, por exemplo, as doenças. “Existem modos seculares e modos religiosos de enfrentamento, mas eles não são incompatíveis. Se um religioso está doente, ele pode ir ao médico e também ir rezar na igreja. Da mesma forma que um ateu, além de procurar o médico, em um momento de desespero, pode realizar uma oração”, explica o professor Geraldo José de Paiva.

Há muitos assuntos que os pesquisadores desejam encontrar respostas, entre eles se a religiosidade afeta a personalidade das pessoas e se as escolhas relacionadas à religião interferem na qualidade de vida.

O professor afirma que uma pesquisa chegou a apontar que religiosos possuem um maior bem estar em contraponto com as pessoas ateias. “O grupo de executivos estudado na pesquisa foi bem limitado, então nós buscamos repeti-la com um grupo mais representativo”, adianta Paiva.

Para encontrar as respostas desejadas o grupo tenta não só criar novas pesquisas e estudos como também adaptar estudos realizados em outros países tentando trazer para a realidade brasileira.

“Nós as utilizamos para verificar se os resultados obtidos em outros locais seriam os mesmos aqui no Brasil”, explica.

Fonte: Gospel Prime | Divulgação: Midia Gospel

Os melhores Estudos Biblicos Midia Gospel